O encontro trienal dos Representantes Pontifícios acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro, contando com uma participação do Papa Francisco
Da redação, com Boletim da Santa Sé
Nesta quarta-feira, 7, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, presidirá, no Vaticano, a Missa de abertura do Encontro Trienal dos Representantes Pontifícios. O primeiro dia será marcado pelo encontro com os superiores da Secretaria de Estado e alguns chefes da Cúria Romana e por uma conferência com o Corpo Diplomático junto à Santa Sé. Já no segundo dia do evento, os Representantes Pontifícios serão recebidos em audiência pelo Papa no Palácio Apostólico.
O penúltimo dia do encontro será dedicado aos trabalhos em grupos divididos por continente, enquanto no sábado, 10, após a Concelebração Eucarística, presidida pelo Papa na Casa Santa Marta, haverá encontros e trabalhos.
A Meditação espiritual conduzida por Sua Excelência Mons Angelo Acerbi, Núncio Apostólico, finalizará o encontro no sábado no final da manhã.
A reunião, presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, contará com a presença dos superiores da Secretaria de Estado, 91 Núncios Apostólicos e 6 Observadores Permanentes sem qualificação episcopal. Cinco representantes papais não poderão participar por motivos de saúde ou outros impedimentos.
Nos serviços diplomáticos da Santa Sé, além dos mencionados Representantes Pontifícios, existem, atualmente, 167 colaboradores em função diplomática que trabalham nas Nunciaturas ou na Secretaria de Estado. Há também quatro estudantes da Pontifícia Academia Eclesiástica que, depois de concluída a formação, se envolverão no ano missionário no exterior desejado pelo Papa Francisco.