PREVENÇÃO

Reportagem mostra as atividades da Pastoral da Sobriedade

Em meio aos desafios do nosso tempo, a Igreja atua na prevenção e recuperação de diferentes formas de dependência… do álcool, das drogas, dos vícios e até mesmo da tecnologia. O trabalho da Pastoral da Sobriedade encerra a série especial sobre as pastorais.

Reportagem de Emerson Tersigni
Imagens de Genilson Pacetti

Padre Robert está à frente desta pastoral a nível diocesano. Como assessor, uma de suas atribuições é guiar espiritualmente os agentes e membros com o auxílio do programa de Vida Nova. 

“Os nossos agentes, sempre em formação, sempre também ali participando na vida da comunidade e ouvindo a palavra de Deus, importante. Ao ouvir a palavra de Deus vai saber acolher e também nos grupos, na qual, nesses 12 passos que os nossos irmãos vão ser aí direcionados a fazer, então a Palavra de Deus está sempre presente”, afirmou o assessor da Pastoral da Sobriedade na Diocese de SJC, padre Robert Ribeiro.

A cada semana, bênçãos recebidas em reuniões como esta fazem a diferença na vida dos casais. Eu sou uma alcoólatra em recuperação há 10 anos na pastoral e lá eu aprendi a lidar comigo e com ele. E até hoje a gente aprende todos os dias a uma coisa nova. A gente costuma dizer que são 12 passos para uma vida nova e se repete esses 12 passos. E cada vez é uma forma diferente que você entende. Cada vez, cada semana você tem alguma coisa para aprender”, testemunhou a agente da Pastoral da Sobriedade, Patrícia Pereta.

“Eu só fui mudar quando eu me reconheci, quer dizer, quando eu me achei. E foi dentro da pastoral. E hoje eu acho que a dificuldade sã consciência, eu acho que é mais difícil quando você não tá no uso do que quando você tá no uso, porque aí você não liga para nada no uso. E hoje não, hoje é valores”, reforçou o agente da Pastoral da Sobriedade, Willian Douglas.

“Não tenha vergonha de procurar ajuda e venha conhecer a nossa família, porque a Pastoral da Sobriedade é a família que eu amo de paixão. Tenho muita gratidão pela Pastoral da Sobriedade. E hoje nós vivemos um milagre através da Pastoral da Sobriedade”, concluiu Patrícia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo