Hosana Brasil

Padre Fábio de Melo: antes de obras, Deus precisa dos nossos corações

Na homilia da missa deste sábado, 7, do Acampamento Hosana Brasil da Canção Nova, padre Fábio incentivou os fiéis a buscarem o Reino de Deus

Da redação

Padre Fábio de Melo durante Missa deste sábado, 7, do Acampamento Hosana Brasil/ Foto: Bruno Marques – Canção Nova

Após Adoração ao Santíssimo Sacramento e pregação do missionário da Comunidade Canção Nova, Márcio Mendes, os fiéis que estão neste sábado, 7, em Cachoeira Paulista (SP) para o Acampamento Hosana Brasil da Comunidade Canção Nova, puderam participar da Missa celebrada pelo padre Fábio de Melo, da Diocese de Taubaté (SP). “Este local cheio de pessoas é uma expressão bonita do que é viver em Eucaristia”, afirmou o sacerdote no início da celebração.

Em sua homilia, padre Fábio comentou que durante muito tempo o cristianismo foi imposto como “uma obrigação desagradável”. Segundo o sacerdote, era comum ver muitas pessoas tristes no altar. “Os nossos ícones são muito tristes, as imagens. A santidade sempre esteve muito atrelada à tristeza, à luta e é por isso que isso se tornou causa de rejeição por muitas pessoas, porque quando começamos a evoluir como humanidade começamos a entender que o amor ao sofrimento é uma doença que precisa ser curada”.

O primeiro passo para uma experiência verdadeiramente cristã é a cura de tudo que é psíquico e que está estragado dentro de homens e mulheres, advertiu o padre. Acolher o sofrimento, vivê-lo quando ele bate à porta, é cristão, afirmou padre Fábio, mas correr atrás dele para ser apontado como sofredor, ou para obter a pena e admiração das pessoas, não auxilia na vida cristã.

O sacerdote prosseguiu: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Resgatamos o Evangelho ou ficaremos reféns dos desequilibrados que estão na moda, ou de uma ‘pseudo espiritualidade’ pautada em neuroses e pessoas doentes. A neurose é tão grande que é capaz de ocultar o evangelho”, alertou padre Fábio. O sacerdote explicou como a neurose é prejudicial e como os medos limitam o ser humano.

Padre Fábio recordou uma pergunta que mudou sua vida. “Como é necessário ouvir a pergunta certa. Existem perguntas que mudam as nossas vidas, que entram no mais profundo da nossa história e exigem uma resposta. (…) Uma pergunta mudou a minha vida: ‘Você está feliz?’”. A felicidade não é a ausência de problemas, e sim um estado de espírito que coloca o ser humano em espera, explicou.

“Nada pode qualificar mais a fé cristã do que a esperança, porque ela é uma espera operante. (…) O que faz uma pessoa feliz é aquilo que ela espera. Nós não somos movidos por aquilo que temos, mas por aquilo que esperamos possuir um dia e o cristianismo é esse movimento que vai nos curando”. De acordo com o sacerdote, quem não passou pelo processo de cura não consegue esperar nada de bom.

Sobre o Evangelho deste sábado, 7, – (Mt 9, 35 – 10, 1. 6 – 8), padre Fábio sublinhou a frase de Jesus aos seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Para muitos, o sacerdote observou que o texto bíblico é recebido como algo passivo, mas que não é o que Jesus exorta. “Jesus já estava pensando de uma forma que infelizmente não conseguimos dar a ele: leigos protagonistas e engajados. (…) O anúncio de hoje não é para encher o altar, mas para encher a Igreja de leigos evangelizadores, despertar os cristãos que estão esperando a Igreja fazer algo. A Igreja somos nós, a Igreja são vocês!”.

O chamado para a evangelização é para todos, destacou padre Fábio. “O chamado é para todos. O reino de Deus não é seletivo, ele é para todos nós”. Segundo o sacerdote, o Reino de Deus é tido para muitos como uma experiência escatológica, que será vivida após a morte, quando na verdade, é uma experiência que começa no presente, no agora. O padre incentivou os fiéis a tomarem a decisão de serem pessoas melhores, de se afastarem de tudo que não é correto.

Padre Fábio impulsionou os católicos a agirem individualmente e a rezarem por causas individuais para que situações maiores sejam resolvidas. “Faça as pazes com quem precisa, vença medos e dificuldades. Coisas grandes se alcançam com gestos pequenos”, reforçou.

Conversão e serviço

A crueldade existente entre o clero e os religiosos foi mencionada pelo sacerdote. “Eu já fui uma pessoa cruel em nome da religião. Eu me protegia com a minha roupa de religioso. Confesso publicamente porque eu não quero mais ser assim. Temos que ter coragem de mexer nas nossas feridas publicamente”, partilhou. Padre Fábio citou o Papa Francisco e suas ações que têm revolucionado antigos costumes da Igreja.

“Precisamos caminhar muito para alcançar o Reino de Deus. (…) Quando me deixo levar pelo ciúme e pela inveja, sou a pior expressão da Igreja. Quanta fofoca existe entre nós, quanta gente mesquinha nas lideranças, que não tem amor pela Igreja”, frisou. O padre comentou sobre o apego de leigos, padres e religiosos a cargos e pediu que os antigos cedam espaço para que outros possam também contribuir com a Igreja:

“É nobre saber sair de cena. Muitas vezes não nos curamos porque temos necessidade daquele lugar, porque é ali que apareço, que acho que sou valorizado. Quando não deixamos Deus trabalhar nas nossas doenças emocionais, nós perdemos a salvação. (…) O serviço deve permitir que Deus faça, que Deus liberte, pois Ele nada pode fazer com nossos trabalhos, com nossas obras, se antes ele não possuir o nosso coração”.

Programação do Acampamento

Após a missa com padre Fábio de Melo, acontecerá no Rincão um Grupo de Oração com padre Adriano Zandoná. No período da tarde, os participantes do Acampamento Hosana Brasil viverão no Centro de Evangelização o tradicional momento do passeio da barca que será conduzido pela cofundadora da Canção Nova, Luzia Santiago, e pelos missionários padre Roger Luís e Rogéria Moreira. |O passeio da barca é o momento em que os fiéis depositam seus pedidos, e em comunidade rezam uns pelos outros.

Às 17h, Frei Gilson realiza um Pocket Show no Rincão. Um show em homenagem ao fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, abrirá as atividades da noite do Acampamento. O momento contará com a presença de músicos da comunidade. O sábado será encerrado com um Luau Oracional do missionário, Brais Oss.

No domingo, 8, a primeira atividade do acampamento será a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, padre Roger Luís conduzirá a pregação “É feliz a nação que tem o Senhor como Deus (Sl 33,12)”. Após a palestra, padre Adriano Zandoná conduzirá no Rincão um Grupo de Oração. O Hosana Brasil terá sua missa de encerramento às 15h com padre Roger Luís.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo