Encontro Nacional

Reitores de Santuários do Brasil se reunirão em Florianópolis em 2021

Encontro Nacional de Santuários do Brasil acontecerá entre os dias 17 e 21 de maio de 2021 com o tema: “A Epifania do sagrado nos Santuários”

 Da redação, com Vatican News

Os Reitores de Santuários do Brasil participarão entre os dias 17 e 21 de maio de 2021, em Florianópolis (SC), do XXIV Encontro Nacional de Santuários do Brasil. O evento terá como tema: “A Epifania do sagrado nos Santuários”, e lema: “Eles me farão um santuário, e eu habitarei no meio do meu povo” (Ex 25,8). Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário Nacional de Aparecida e Presidente do Conselho de Reitores de Santuários do Brasil explicou que o tema e o lema destacam a presença santificadora de Deus na história humana.

Leia também
.: Reitor explica papel dos santuários na missão da Igreja no Brasil

O sacerdote afirmou que os santuários enfrentam grandes desafios, sobretudo nos últimos meses. Por causa da pandemia e do isolamento social, continua o Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, os recursos financeiros, tão importantes para manter a obra evangelizadora, diminuíram ou simplesmente deixaram de chegar. Por isso foi eleito um tema complementar que é igualmente oportuno: “Administração de santuários e captação de recursos”.

Renomados teólogos e gestores confirmaram a presença como assessores especiais, são eles: Padre Vitor Galdino Feller, que vai apresentar o tema: “A Epifania do Sagrado nos Santuários: porta aberta para a Nova Evangelização”; Padre Agenor Brighenti, que aprofundará o tema: “Santuário: Cultura do Encontro e Igreja em Saída” e, por fim, o tema complementar: “Campanhas de arrecadação de recursos para Santuários”. Para este assunto, o encontro contará com a assessoria de Solange Parron, que há mais de 20 anos trabalha como Gerente de Marketing de Relacionamento do Santuário de Aparecida.

Padre Eduardo enumera os principais objetivos para o encontro: Formação Continuada, Estudo Teológico Pastoral, Captação de Recursos, Revisão de Projetos e troca de experiências pastorais e administrativas, sempre em vista do serviço eclesial realizado. Além de partilhar a experiência religiosa vivida em cada um dos Santuários, será promovida e ampliada a convivência e a ajuda mútua.

Leia mais
.: Papa sobre santuários: peregrinos bem acolhidos abrem o coração 

Acolher, evangelizar, anunciar a Palavra de Deus e celebrar os sacramentos são, entre outros, afirmou o  Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, valores irrenunciáveis no projeto de ação missionária dos santuários. O Presidente do Conselho de Reitores de Santuários do Brasil destacou ainda a oportunidade de visitar o Santuário da Madre Paulina, em Nova Trento (SC), com o convite: “Não deixe de participar deste aprendizado pastoral e administrativo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo