25 de outubro

Dia Nacional da Juventude será celebrado neste domingo

Apesar de a data ser fixa, Dioceses e Arquidioceses podem escolher celebrar o DNJ no melhor momento, considerando a realidade local

CNBB

/ đoto: Divulgação CNBB

Em razão da pandemia da Covid-19, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020 será celebrado de uma maneira diferenciada este ano. Apesar de a data ser fixada em 25 de outubro, cada diocese tem a oportunidade de escolher o melhor momento para celebrá-la considerando sua realidade local.

Na diocese de Santo André (SP), por exemplo, o DNJ foi celebrado de forma on-line, com a realização de uma vigília no último sábado, 17, com transmissão ao vivo pelas mídias sociais da diocese. Entre lives, missa e arrecadação de gesto solidário concreto, pela primeira vez na história da diocese de Araçatuba, o DNJ aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line) devido às medidas preventivas contra pandemia da Covid-19. O evento de 2020 foi promovido em 11 de outubro.

Os jovens de todas as dez regiões pastorais foram convidados a participar da atividade, que integra o Mês Missionário na Campanha Missionária 2020, com o tema “Vida e Missão”, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), e o Ano Vocacional Diocesano, com o objetivo de despertar e incentivar o surgimento de novas vocações para o sacerdócio e a vida religiosa.

Neste momento em que atividades presenciais ainda não podem ser realizadas pelas pastorais, movimentos e grupos, o DNJ 2020 no formato virtual atende ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio do itinerário 1, que destaca o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

Neste itinerário são realizados virtualmente momentos de fé e reflexão, através da organização de manhãs de espiritualidade, tardes de oração e noites de bate-papos em família por meio de aplicativos de reunião como Google Meet e Zoom, bem como lives nas mídias sociais como Facebook, YouTube e Instagram.

O DNJ

O Dia Nacional da Juventude foi assumido pela CNBB, em 1985, no Ano Internacional da Juventude proclamado pela ONU, e segundo o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Nelson Francelino, “quer despertar e favorecer o protagonismo juvenil, esse mesmo protagonismo juvenil que o Papa Francisco tão bem descreveu o seu lugar na Igreja, a sua importância na Igreja, na exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. O Papa confia nos jovens, a Igreja aposta nos jovens nessa força criativa, nessa força renovadora da juventude”.

Subsídio e tema – Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), o subsídio do DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores dos encontros querem colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é? Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

No subsídio, há roteiros de encontros, terço missionário, Lectio Divina e visita missionária. Para o período de pandemia, a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros on-line e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa, como gincana com atividades provas virtuais; vaquinha virtual como ação solidária concreta; incentivo à doação de sangue como um gesto de solidariedade. Encontros e a Lectio Divina propostos podem ser realizados em pequenos grupos de forma virtual.

Este ano, o subsídio será oferecido gratuitamente para que os jovens tenham mais tempo para se preparem e pensarem em iniciativas para celebrar a vida e dom da juventude. Baixe aqui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo