Simpósio sacerdotal

Redescobrir o horizonte sacerdotal obscurecido por abusos, pede cardeal

Cardeal Ouellet discursou no Simpósio Sacerdotal, pedindo perdão, em nome de toda a Igreja, às vítimas de abuso

Da Redação, com Vatican News 

Cardeal Marc Ouellet/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

Um discurso com perguntas complexas e dolorosas dirigidas aos padres e marcado ainda por um pedido de perdão às vítimas de abuso. Assim foi, em síntese, a intervenção do Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, no Simpósio Internacional “Por uma Teologia Fundamental do Sacerdócio”. O evento foi aberto ontem pela manhã com uma reflexão do Papa Francisco.

“O que se pode esperar de uma ‘teologia fundamental do sacerdócio’ no contexto histórico atual, dominado pelo drama dos abusos sexuais perpetrados pelos clérigos? Não deveríamos nos abster de falar do sacerdócio quando os pecados e crimes de ministros indignos estão nas primeiras páginas da imprensa internacional, seja por trair seu compromisso ou por encobrir vergonhosamente os perpetradores de tal depravação? Não deveríamos ficar em silêncio, arrepender-nos e procurar as causas de tais delitos?”

O cardeal indicou que o caminho necessário a ser seguido para que o objetivo seja alcançado é continuar pedindo perdão. “Esta ocasião é propícia para expressar nosso sincero pesar e pedir perdão às vítimas, que sofrem por suas vidas destruídas por comportamentos abusivos e criminosos, o que permaneceu por muito tempo escondido e tratado com leveza, pela vontade de proteger a instituição e os culpados em vez das vítimas”.

Duas formas de participação: batismal e ministerial

Em seu discurso, o Cardeal Ouellet também indicou outra prioridade essencial para toda a igreja. Trata-se de redescobrir o horizonte global do sacerdócio em duas formas de participação: batismal e ministerial, no único sacerdócio de Cristo.

Ele pontuou que esse é um pré-requisito para uma análise teológica completa do drama dos abusos. Também torna possível abordar a questão do papel da mulher na Igreja de forma mais aberta e mais sensível à dimensão carismática da comunidade. “Isto também deveria encorajar e apoiar o entusiasmo por todas as vocações através de uma visão atraente da sua comunhão”.

Agradecimento ao Papa por sua atenção aos sacerdotes

O Cardeal Ouellet agradeceu ao Papa Francisco pelo estímulo dado na abertura do Simpósio. “Foi uma bela e longa palestra na qual ele expressou preocupação com o sacerdote através de sua doutrina habitual de compartilhar sua experiência pessoal. O Papa nos recordou que, antes de mais nada, o sacerdote deve obter a proximidade de Deus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo