Durante a Quaresma, a leitura espiritual é uma prática que ajuda a aprofundar a relação com Deus; padre Márcio Prado explica o sentido dessa prática
Fernanda Lima
Da Redação

Foto: Fernanda Lima
Um tempo de recolhimento, oração e conversão. Durante o período litúrgico da Quaresma, a Igreja convida os católicos a fortalecer a vida espiritual se aproximando mais de Deus. A leitura espiritual torna-se um auxílio relevante neste aspecto.
Ao longo da história, os santos e doutores da Igreja destacaram o relevo das leituras espirituais e seus benefícios. “Se a oração é útil para a vida espiritual, talvez não o seja menos a leitura dos livros de piedade”, expressou São Bernardo ressaltando essa prática como um forte auxílio na vivência das virtudes.

Foto: Canção Nova
Santo Atanásio costumava reforçar que não se verá ninguém dedicando-se ao serviço de Deus, sem o hábito da leitura espiritual. “Nem sempre podemos ter junto de nós nosso padre espiritual para nos ajudar com seus conselhos em todas as nossas ações, e especialmente em nossas dúvidas, mas a leitura supre tudo, nos fornece as luzes necessárias e nos ensina como havemos de proceder para evitar as ciladas do demônio e do nosso amor próprio, e para nos conformarmos com a vontade de Deus”, escreveu o santo.
Sentido da leitura
O missionário e sacerdote da Comunidade Canção Nova, padre Márcio Prado, explica o sentido dessa prática. “Nesse tempo quaresmal, somos chamados a ler mais, especialmente os livros de espiritualidade, e, por excelência, a Sagrada Escritura. No Antigo Testamento, o livro do Êxodo é muito apropriado para este tempo”, frisa.
O sacerdote recomenda uma leitura baseada nos escritos de santos da Igreja como, por exemplo, Tomás de Aquino, Santo Agostinho e Santo Afonso Maria de Ligório que escreveram sobre como crescer espiritualmente nesse período quaresmal. “Essas leituras agregam conhecimento e testemunho daquilo que os santos viveram. A vida deles nos ensina e deve nos impactar e nos fazer crescer no amor de Deus e no amor ao próximo”, reforça.
Milena Lopes é coordenadora comercial e partilha a sua experiência como leiga frente a este contexto. “Para mim, a leitura espiritual no tempo da Quaresma é uma forma de aprofundar minha relação com Deus e viver esse tempo de maneira mais intensa. Neste ano, estou lendo ‘A Força do Silêncio’ (Robert Sarah ), e essa obra tem me mostrado como o silêncio pode ser um caminho para escutar melhor a voz de Deus e encontrar mais paz interior. Em um mundo tão barulhento, cheio de distrações, rotinas exaustivas, essa leitura tem sido um convite para eu desacelerar, reajustar minha rotina e cultivar um espaço de intimidade com o Senhor”, comenta.

Milena Lopes / Foto: Arquivo Pessoal
Segundo Milena, a leitura espiritual tem sido de grande ajuda não somente em sua espiritualidade, mas também a lidar melhor com os desafios do dia a dia. “É fácil se deixar levar pela correria, pelas preocupações e pelo excesso de informações. Mas, ao reservar um tempo para essa prática, sinto que minha mente se acalma”, conta.
Administrar o tempo
Administrar o próprio tempo diante das inúmeras atividades diárias torna-se um grande desafio para a leitura. Milena conta como tem sido sua organização neste período. “Sei que a rotina pode ser corrida, mas acredito que, quando algo é realmente importante, encontramos um jeito de encaixar no nosso tempo. Uma estratégia que tem funcionado para mim é estabelecer um horário fixo, como logo de manhã, após o café. Isso me ajuda a aproveitar pequenos momentos ao longo do dia, como pausas entre tarefas ou até no caminho, ou alguns minutos de silêncio antes de começar o trabalho a refletir sobre o que li”, concluiu.