Planície de Ur dos Caldeus recebeu a visita do Papa em março passado; projeto de igreja recebeu bênção e encorajamento do Cardeal Sako
Da Redação, com Agência Fides
Uma igreja em Ur dos Caldeus, no Iraque, com uma sala para encontros e acolhimento dos peregrinos. Este é o projeto apresentado ao Patriarca caldeu, Cardeal Louis Raphael Sako, pelo engenheiro caldeu Adour Ftouhi Boutros Katelma. A informação é noticiada nesta segunda-feira, 12, pela Agência Fides.
Segundo os órgãos de informação do patriarcado, o engenheiro iraquiano apresentou o projeto como uma doação sua. Ele se colocou à disposição também para os recursos necessários para a sua realização.
O Cardeal Sako encorajou e abençoou a iniciativa. Ele sugeriu dedicar a Igreja a Ibrahim al Khalil, Abraão pai de todos os crentes. Também sugeriu intitular a sala de encontros para os peregrinos de “Papa Francisco”, que visitou Ur dos Caldeus em 6 de março durante sua viagem ao Iraque.
Acesse
.: Cobertura da viagem do Papa Francisco ao Iraque
No encontro entre o engenheiro e o Patriarca, também se sinalizou que o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al Kadhimi, manifestou aprovação ao projeto.
“Aqui, diante da morada de nosso pai Abraão, temos a impressão de regressar a casa”. Assim o Papa Francisco iniciou o seu discurso na visita a Ur, após ser recebido em Najaf pelo Grande Aiatolá Ali al Sistani. Esse foi um dos momentos-chave de sua visita apostólica ao Iraque.
Em sua intervenção, o Santo Padre repropôs a viagem de Abraão de Ur à Terra Prometida como caminho que todos os crentes e toda a família humana são chamados a cumprir para atravessar as trevas do tempo presente.
No dia 8 de maio passado, expoentes de diferentes Igrejas Cristãs de todo o mundo visitaram Ur dos Caldeus. Eles rezaram juntos na morada de Abraão em um ato eclesial e ecumênico que exprimiu também o desejo de que o fluxo das peregrinações cristãs logo se reinicie e cresça naquela região.