Em Baependi, peregrinos do setor universidades da CNBB e a província eclesiástica de Pouso Alegre reuniram profissionais da educação católica das dioceses do sul de Minas Gerais. Neste ano jubilar, a peregrinação também foi oportunidade de encontro, formação e fortalecimento da fé daqueles que atuam diretamente nas escolas e universidades.
Reportagem de Laura Lo Monaco e Ederaldo Paulini
A peregrinação começou com Santa Missa presidida por Dom José Luiz Majella, no santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata em Nhá Chica.
O arcebispo de Pouso Alegre recordou que, a exemplo de Nhá Chica é preciso saber escutar a palavra de Deus e renovar o compromisso de evangelizar nos campos de missão. “Sobretudo hoje que a juventude tem uma ansiedade. Muitos querem entrar na faculdade num dia e já querem no dia seguinte ter o diploma nas mãos. Não, precisa ter paciência, a morosidade para passar por todo um processo educacional”, apontou o arcebispo de Pouso Alegre(MG), Dom José Luiz Majella.
“O setor de universidades chega aqui para rezar, pedir as bênçãos e a força de Deus para continuarem a caminhada nas universidades”, afirmou o reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, padre Marcus Vinicius.
No período da tarde, partilha e formação entre professores, colaboradores, universitários e agentes de pastorais. Em pauta, a missão de escutar, educar e evangelizar. “Hoje nós somos chamados a continuar nesse processo de evangelização e de fazer a mensagem de Jesus conhecida e fazer com que os jovens nas universidades possam também ter essa experiência concreta desse Deus que é Pai e que é amor”, declarou o coordenador do Setor Universidades da Diocese da Campanha, professor a Vinício Rocha.
A partir do encontro com a pessoa de Jesus Cristo, os profissionais da educação são convidados a serem semeadores da esperança no ambiente escolar e universitário. “E eu diria, um grande desafio para os educadores do mundo de hoje é saber utilizar as novas tecnologias, ensinar os jovens que eles têm um instrumento valioso nas suas mãos, mas ele tem que saber usar com inteligência e com prudência”, aconselhou o referencial do Setor Universidades da CNBB, Dom Carlos Lema Garcia.
Quem participou, volta para casa motivado a compartilhar a bela experiência que viveu em Baependi. “Eu volto enriquecido a trabalhar mais as virtudes cristãs, as virtudes que nós temos que levar para esses universitários e de uma forma mais carismática e também mais com mais entusiasmo para todos aqueles universitários”, completou o mestrando em Ciência da Computação, Luiz Felipe Montuani.
					



