Audiência

Presidente da República do Gabão encontra-se com Papa Francisco

O presidente reforça laços diplomáticos com a Santa Sé durante audiência com Francisco hoje pela manhã no Vaticano

Da Redação com Vatican News

A audiência entre o Papa Francisco e o presidente da República do Gabão, Ali Bongo Ondimba / Foto: Vatican Media via REUTERS

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 28, o presidente da República do Gabão, Ali Bongo Ondimba. Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, durante o encontro foi lembrada com satisfação “a assinatura do Acordo-Quadro entre as Partes, que ocorreu há 25 anos”.

Ambas as partes reiteraram a “intenção de desenvolver ainda mais a cooperação bilateral”. O presidente sublinhou “a apreciada contribuição da Igreja Católica em muitos setores da sociedade gabonesa, especialmente no campo da educação”. A situação econômica e social do país também foi analisada, assim como as “questões de caráter internacional e regional”.

A troca de presentes

Ao final da audiência, o Papa deu uma medalha de bronze que recorda as palavras do profeta Isaías no Capítulo 32: “O deserto se tornará um jardim”; e vários volumes, como o da Statio Orbis de 27 de março de 2020, a Mensagem pela Paz deste ano e o Documento sobre a Fraternidade Humana. Por sua vez, o Chefe de Estado deu um quadro que retrata a entrada de Jesus em Jerusalém e ainda uma árvore de 4 metros de altura (Celtis Australis).

Em seguida, o presidente Ali Bongo Ondimba reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo arcebispo Dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo