Dia de oração

Presidente do Celam envia mensagem aos sacerdotes da América Latina

No 25º Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o bispo fez votos de que os padres continuem experimentando o desejo vivo de dar vida a Deus com a mesma intensidade de quando escolheram essa opção de vida

Da Redação, com Celam

O presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, Celam, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, publicou uma mensagem, nesta sexta-feira, 19, aos sacerdotes do continente, por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e 25º Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, instituído pelo Papa João Paulo II em 1995.

“Se você é feliz, também fará os outros felizes”, Dom Miguel Cabrejos /Foto: Celam

O bispo fez votos de que os sacerdotes continuem experimentando o desejo vivo de dar vida a Deus com a mesma intensidade de quando escolheram essa opção de vida; incentiva-os a fortalecer a fraternidade, a oração uns pelos outros. Exortou-os a “manter sempre vivo o ardor” sacerdotal, “na fidelidade ao ministério e a serem ministros da alegria do Evangelho, sobretudo nas comunidades a eles confiadas.

“Não tenho dúvidas de que, se você é feliz, também fará os outros felizes, especialmente a comunidade paroquial que o Senhor lhe confiou ou as pessoas com quem você interage no ministério que recebeu. Esses são sinais óbvios de que Deus vive em você, e os fiéis são atraídos para essa presença de Deus”, escreve o presidente.

Apostolado em tempos de pandemia

Dom Miguel Cabrejos destacou que, nestes tempos de pandemia do coronavírus, mais do que nunca, os fiéis precisam dos sacerdotes para aproximarem-se Deus através dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação. Ele agradeceu aos presbíteros por todo empenho durante a emergência sanitária, especialmente pelos “grandes esforços feitos no sentido de adaptar-se às novas formas de comunicação e ao uso das redes sociais para estar próximo dos fiéis”.

Leia também:
.: No dia do Sagrado Coração de Jesus, Papa destaca a misericórdia divina
.: Festa do Sagrado Coração de Jesus revela essência de Deus, diz padre

Trata-se de um compromisso concreto, levado adiante através de “ações maravilhosas” de ajuda aos sofredores. Desse modo – escreve o prelado –, mostra-se o rosto de uma Igreja samaritana” que permanece ao lado de quem se encontra em dificuldade.

Por fim, o arcebispo pede a todos os presbíteros que “reforcem a fraternidade sacerdotal, que rezem uns pelos outros, sobretudo por aqueles sacerdotes que foram infectados pelo coronavírus” ou que são idosos. A mensagem é concluída com uma invocação a Nossa Senhora, “Mãe da Misericórdia e da Esperança”, a fim de que os ajude a caminhar na “sinodalidade e a ser uma só coisa”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo