Abrangência internacional

Prêmio Paulo VI retorna no 60º aniversário da eleição do Papa Montini

Vencedor do Prêmio Paulo VI será anunciado na próxima semana, e o Papa Francisco fará a entrega da premiação em maio

Da Redação, com Santa Sé

O Papa Paulo VI, santo da Igreja / Foto: Arquivo

O Prêmio Paulo VI, de abrangência internacional, está de volta nesse ano de 2023. Na próxima quarta-feira, 19, uma coletiva de imprensa no Vaticano anunciará o nome da personalidade a quem a premiação será conferida.

Essa premiação internacional esteve suspensa por alguns anos e retorna agora por ocasião do 60º aniversário da eleição do Papa Montini para a Sé de Pedro. A entrega será no dia 29 de maio, na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano pelas mãos do Papa Francisco.

O Instituto Paulo VI de Brescia foi fundado no dia seguinte à morte do Papa Montini, por iniciativa da Ópera para a Educação Cristã de Brescia. Este é um centro de estudos e documentação sobre figura, obra e o magistério do Papa Paulo VI. Depois de alguns anos de suspensão, o centro reativou a atribuição do Prêmio, a fim de aclamar personalidades eminentes que se destacaram nos diversos campos da cultura e promoção da existência humana e que, de diferentes maneiras, testemunham a vitalidade do legado espiritual de Paulo VI. Ele foi canonizado pelo Papa Francisco em outubro de 2018.

Entre os premiados das edições passadas estão: o suíço Hans Urs von Balthasar para estudos teológicos (1984), o maestro Olivier Messiaen para a música (1988), o teólogo luterano Oscar Cullmann para o ecumenismo (1993), o pensador Paul Ricoeur para a filosofia (2003) e a série “Sources Chrétiennes” para a educação (2009).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo