Missa

Posse do novo bispo de Lorena: "Eu vim para servir", afirma Dom Wladimir

Cerimônia e missa foram transmitidas pela TV Canção Nova

Julia Beck
Da redação 

Dom Wladimir após cerimônia e missa de posse realizadas neste sábado, 13/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Na manhã deste sábado, 13, aconteceu a posse do novo bispo de Lorena, Dom Joaquim Wladimir. A cerimônia e a Missa foram realizadas na Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Lorena (SP).

A Diocese de Lorena possui 243 mil leigos, 23 sacerdotes residentes e 38 presbíteros da Comunidade Canção Nova. Também estão presentes no território da diocese, 29 diáconos permanentes e 20 seminaristas.

A cerimônia de posse do novo bispo de Lorena

Dom Waldimir durante cerimônia de posse deste sábado, 13/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Antes da celebração eucarística, Dom Orlando Brandes, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Aparecida, apresentou Dom Wladimir.

Um agradecimento foi feito a Dom Benedito Beni. O bispo administrou a diocese de 2019 a 2021. Sua nomeação ocorreu após transferência do então bispo, Dom João Inácio Müller, para a arquidiocese de Campinas. 

Leia mais
.: Dom Beni comenta nomeação de bispo para Lorena: “presente do Papa”

Dom Beni entregou a Dom Wladimir o báculo. O objeto representa a missão do bispo enquanto pastor de uma área territorial. Em sua fala, o até então administrador afirmou que a Diocese de Lorena o aguardava de coração e braços abertos.

Dom Beni entrega báculo a Dom Wladimir/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

“O livro do apocalipse afirma que o bispo é o anjo da Igreja. Hoje o senhor recebe a missão de cuidar da vida dessa igreja que já existe como diocese há 84 anos”, destacou Dom Beni.

Também a mitra foi entregue a Dom Wladimir, pelas mãos do administrador da Diocese de Lorena.

Agradecimento

Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES), agradeceu Dom Wladimir pela dedicação ao longo dos anos em que esteve na arquidiocese e depois na Diocese de Colatina.

Saudações

Representando o clero da Diocese de Lorena, Monsenhor José Verreschi desejou as boas vindas a Dom Wladimir. “Esperamos do senhor a sua paternidade episcopal. A Igreja sempre precisa de um pai que acolhe, ama e corrige. Que o senhor possa ter um grande desempenho”.

Monsenhor Verreschi também agradeceu Dom Beni, pelos dois momentos que governou a Diocese de Lorena.

Irmã Elsa Aparecida, da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, falou em nome dos religiosos e religiosas da diocese. “Rezamos muito pelo Dom Beni e pelo senhor”, disse ao novo bispo.

“Acolhemos o senhor como pastor, animador da vida religiosa e acompanhante da missão. (…) Seja muito realizado e feliz entre nós. Conte conosco na missão e garantimos, sobretudo, nossas orações”, assegurou a religiosa.

Em nome dos leigos e leigas da diocese, a cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, saudou o novo bispo. “Tenho certeza que Nossa Senhora da Piedade o trouxe para a nossa diocese de Lorena”. Luzia conduziu um breve momento de oração por Dom Wladimir.

Celebração Eucarística

A missa de posse do novo bispo de Lorena foi iniciada após a cerimônia de entrega do báculo, da mitra e do cajado. O novo bispo da Diocese de Lorena agradeceu as autoridades religiosas e civis pela presença.

Dom Wladimir durante homilia deste sábado, 13/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Homilia

“Tenho a alegria e a graça de iniciar hoje a minha missão apostólica como 10º bispo da Diocese de Lorena”. Foi o que afirmou Dom Wladimir no início de sua homilia. O presbítero destacou: “Eu vim para servir”.

Reunir em torno da eucaristia

Dom Wladimir explicou que bispo é pastor em Cristo, sendo o pastor dos pastores, Cristo. Recordando o Papa Francisco, o presbítero afirmou que o bispo é o princípio de unidade na igreja e que isso só ocorre com a eucaristia. “O bispo não reúne os fiéis e o clero em torno de sua própria pessoa ou ideia, mas em torno de Cristo e da Igreja”.

A eucaristia é o ápice da fé, frisou o novo bispo de Lorena. “Quem se alimenta da fé em Cristo é impulsionado pelo seu amor a dar a vida aos seus irmãos”.

Ao citar o Papa Emérito, Bento XVI, Dom Wladimir afirmou que o bispo deve ser um homem inquieto. “Que não se satisfaz com as coisas rotineiras deste mundo, mas segue a intuição do coração. Ele deve ser capaz de ir a frente indicando o caminho, seguindo aquele que a todos precedeu, Jesus Cristo”.

O bispo deve ser um homem vigilante que percebe a verdade sutil de Deus, que distingue a verdade da aparência, complementou o presbítero.

União em Cristo

Para dar testemunho autentico como Igreja, Dom Wladimir afirmou que o clero e os leigos precisam estar unidos a Cristo.  Sem união íntima, sem vínculo com Cristo, nossos serviços e testemunhos não são verdadeiros, alertou o novo bispo.

Dom Wladimir durante oração eucaristica/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Posse do novo bispo de Lorena na pandemia

O presbítero lembrou que sua posse no ministério episcopal de Lorena iniciou marcado pela pandemia que ameaça o mundo. Dom Wladimir lembrou os quase 240 mil mortos pela Covid-19, o medo vivido pelas famílias, as dificuldades políticas, as Fake News, o desemprego e o avanço da pobreza.

Leia também
.: Mensagem para Dia das Comunicações: Papa alerta sobre “fake news”

Diante deste cenário devastador, o novo bispo pediu aos fiéis e ao clero a renovação da fé em Jesus Cristo. “Ele é a razão da nossa esperança”. Dom Wladimir afirmou que Deus está com seu povo e segura a mão de homens e mulheres, os iluminando para atravessarem este tempo.

Leia também
.: Para os cristãos, o futuro é a esperança, destaca Papa

Como Maria, confiar na palavra de Deus

O novo bispo de Lorena pediu confiança, como a de Maria, na Palavra de Deus. “Maria conhece bem o poder da Palavra de Deus. Ela prepara as nossas famílias para assumir Palavra de Deus como luz da esperança e fundamento da fé”.

Leia também
.: “Podemos tornar-nos terreno fértil para a Palavra de Deus”, afirma Papa

“A Palavra de Deus nos mantém firmes na esperança em meio a incertezas. Neste tempo difícil somos chamados a manter viva a fé, a esperança e a caridade”.

Contribuir para missão e evangelização de Deus

Dom Wladimir citou o apóstolo Paulo, como um importante propagador do cristianismo e alguém que impulsionou o crescimento da Igreja.

Deste modo o presbítero incentivou a Diocese de Lorena a prosseguir buscando uma conversão pastoral e missionária, sendo cada dia mais servidora. “Há sempre um espaço para dar um passo a mais na evangelização”, pediu Dom Wladimir.

Por fim, o novo bispo pediu unidade entre todos e compromisso renovado na fé. “Que a caminhada iniciada hoje seja repleta da Palavra de Deus. Com afetuosa intercessão de Nossa Senhora da Piedade”.

Sobre o novo bispo

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias nasceu, em 23 de outubro de 1957, em Cafelândia (SP). Foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro do mesmo ano. A partir de então, exerceu as seguintes funções na Diocese de Jundiaí: codiretor do movimento Cursilho de Cristandade (dezembro de 1997); vigário da Paróquia São Sebastião (Itupeva, dezembro de 1997); pároco da Paróquia São Francisco de Assis (Campo Limpo, janeiro de 1999); pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Várzea Paulista, outubro de 2001); presbítero a serviço da Diaconia Territorial de Santo Antônio (Botujuru, Campo Limpo Paulista, junho de 2002;) vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Desterro (Jundiaí, janeiro de 2003); membro do Colégio de Consultores da Diocese de Jundiaí (janeiro de 2006); reitor do Seminário Nossa Senhora do Desterro (Jundiaí, fevereiro de 2006); vigário paroquial da Paróquia Nova Jerusalém (Jundiaí, fevereiro de 2006); vigário geral da Diocese de Jundiaí (fevereiro de 2006); pároco da Paróquia São Roque (Jundiaí, janeiro de 2009); e administrador diocesano (março de 2009).

Em 21 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo titular de “Sita”, e bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES). Foi ordenado bispo em 4 de março de 2012. Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Colatina. No dia 4 de março de 2015, foi nomeado bispo da Diocese de Colatina, pelo Papa Francisco.

Evangelização pelo Youtube

Dom Wladimir possui um canal no Youtube para a propagação da Palavra de Deus. Em sua conta na rede social, o novo bispo de Lorena comenta o evangelho do dia. Vídeos sobre a Catedral Nossa Senhora da Piedade e um convite para a sua posse foram divulgados na última semana.

Procissão de entrada da missa deste sábado, 13/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo