Igreja em Portugal

Portugal: bispos emitem comunicado após anúncio de lockdown no país

Segundo bispos portugueses, celebrações eucarísticas e exéquias poderão ser celebradas, enquanto celebrações de sacramentos serão adiadas

Da redação, com CEP

Após o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciar nesta quarta-feira, 13, que o país entrará a partir desta sexta-feira, 15, em regime de lockdown – um confinamento geral, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) emitiu um comunicado sobre o recolhimento obrigatório.

“Estamos conscientes da gravíssima situação de pandemia que vivemos neste momento, a exigir de todos nós acrescida responsabilidade e solidariedade no seu combate, contribuindo para superar a crise com todo o empenho”, manifestaram os bispos.

Tendo em conta as orientações governamentais decretadas para o confinamento, o CEP anunciou que as celebrações litúrgicas continuarão, nomeadamente a Eucaristia e as Exéquias, segundo as orientações de 8 de maio de 2020, emanadas em coordenação com a Direção Geral da Saúde.

Outras celebrações, como Batismos, Crismas e Matrimônios, serão suspensas ou adiadas para momento mais oportuno, quando a situação sanitária o permitir, afirmaram os bispos portugueses.

A catequese continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias; de contrário, poderá ser realizada de modo on-line ou poderá ser cancelada. “Recomendamos ainda que outras atividades pastorais se realizem de modo digital ou sejam adiadas”.

“A nossa celebração da fé abre-nos ao Deus da misericórdia e exprime o compromisso solidário com os esforços de todos os que procuram minimizar os sofrimentos, gerando uma nova esperança que, para além das vacinas, dê sentido e cuide a vida em todas as suas dimensões”, concluiu o CEP.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo