Mensagem de Natal

Natal: esperança neste tempo de pandemia, pedem bispos de Portugal

Bispos de Portugal divulgam Mensagem de Natal com apelos à alegria e atenção a quem sofre

Agência Ecclesia

Bispos de Portugal divulgam mensagem de Natal / Foto: Imagem de jhenning por Pixabay

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou, nesta sexta-feira, 18, uma Mensagem de Natal com um convite a “viver com alegria a estação do Natal” e a “produzir esperança e encanto” no “tempo de pandemia e de tristeza”.

“É necessário produzir esperança e encanto neste tempo de pandemia e de tristeza, de indiferença e aspereza, com datas, mas sem estações; com meios, mas sem canções”, sugere a mensagem do episcopado português.

Leia também
.: Bispos de Portugal divulgam nota sobre o Natal em tempo de pandemia
.: Em Portugal, Diocese de Santarém promove campanha de Natal 

“É necessário embalar as crianças e os velhinhos, os que trabalham, os que sofrem e os que morrem. Há tanta gente ao abandono”, afirma-se.

Os bispos de Portugal lembram que “este é o tempo de contemplar o Presépio, de viver com alegria a estação do Natal e de acolher a surpresa de Deus que, em missão, nos visita com a riqueza da pobreza”.

“Perante tão intensa página de beleza, que Deus sonhou e escreveu no Presépio de Belém, e escreve e sonha Hoje aqui também, compete-nos ‘sonhar para a frente’, um sonho diurno, proativo, que traz à tona ideias ou ideais que não pedem tanto interpretação, mas sobretudo elaboração”.

“Fica então aberto o laboratório do Natal. O laboratório das vacinas, mas sobretudo o laboratório da nossa vida, do Amor, da Paz e da Alegria”, afirma o documento.

Na mensagem intitulada “Vem, Senhor Jesus, dá-nos a tua Luz!”, publicada na sequência das sugestões para as semanas de preparação para o Natal, o texto da CEP lembra que, se no Advento Deus enche o tempo de “Bom-Dia”, no “Natal é Deus que vem nascer em Belém” e no coração de cada um também.

“O Deus do Advento e do Natal é um Deus em missão, que desce ao nosso chão, nos toma pela mão e se faz nosso irmão”.

A mensagem refere-se à “Luz do Natal” não como uma “luz natural, do sol e da lua”, mas como “Luz pessoal, primeira e verdadeira”, “sem noite e sem dia”, que “se estende pela Terra inteira, e alumia e acende cada humano coração de Paz e Bem”.

“Uma tal inundação de Luz e de Jesus, uma chama assim reclama a nossa atenção e o nosso Sim. Vendo bem, com toda a atenção, verificamos que só os pobres, com o olhar limpo e o coração puro, entram verdadeiramente neste quadro sublime do Natal de Jesus”, afirma.

Nesta mensagem, refere-se também a relação entre Presépio e a Cruz de Cristo, o simbolismo de Jesus “enfaixado e deposto na manjedoura” e “Jesus descido da Cruz, também carinhosamente enfaixado”, que mostram que há “tanta Páscoa no Natal” e “tanto Natal na Páscoa”, “mistério condensado de Luz e de Jesus”.

“Vem, Senhor Jesus! O mundo precisa tanto da tua Luz!”, conclui a Conferência Episcopal na Mensagem de Natal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo