Site apresenta a nova arte e torna disponíveis os materiais para a animação da Campanha Missionária em todo o Brasil
Da redação, com CNBB
Celebrando a dia da Ascensão do Senhor, as Pontifícias Obras Missionárias realizam o lançamento do site da Campanha Missionária 2021. O site apresenta a nova arte e torna disponíveis os materiais para a animação da Campanha Missionária em todo o Brasil.
Leia também
.: Pontifícias Obras Missionárias vivem ano celebrativo
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária. Ela é realizada sempre no mês de outubro desde 1972.
Colabora nesta ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA) também ajudam na iniciativa.
Tema
“Jesus Cristo é missão” é o tema escolhido para o mês missionário, cuja inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).
Leia mais
.: Padre Maurício tem mandato renovado para a direção das POM no Brasil
O novo contexto da pandemia, que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças de que tantos já padeciam.
Coleta Missionária
Como gesto concreto, em todas as Igrejas do mundo, realiza-se nos dias 23 e 24 de outubro a coleta missionária. Ela é destinada de forma integral para a missão da compaixão.
Oitenta por cento dos recursos são enviados à Congregação para Evangelização dos Povos. Ela faz circular um fundo universal de solidariedade, mantendo 1.050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo.
Os vinte por cento restantes ficam no Brasil. O capital mantém os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias, compondo uma rede mundial de oração e caridade a serviço do Papa e da Missão da Igreja.
Leia mais
.: Campanha das POM ajuda 80 mil seminaristas de países de missão
Arte da Campanha Missionários 2021
A construção da arte da Campanha Missionária 2021 seguiu a intuição da janela que se abre para o mundo e está conectada com a realidade da pandemia em que vivemos.
Dentro da janela apresenta-se a centralidade da pessoa de Jesus na cena da cura do cego de Jericó que grita por compaixão. Este é o Evangelho do Dia Mundial das Missões (24 de outubro 2021).
Leia mais
.: Em mensagem às POM, Papa reitera fundamentos da missão cristã
Além do tema “Jesus Cristo é missão”, a arte contempla o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos”. Este último remete aos missionários da compaixão e da esperança, linha de frente diante dos desafios da pandemia.
O destaque das imagens valoriza os profissionais de saúde. Também evidencia a proteção dos povos originários. Ele dá foco ao gesto concreto de solidariedade vivido com a campanha “A Amazônia precisa de você”.