Sinal de esperança

Campanha Missionária será realizada em outubro deste ano

Tema “A vida é missão” e lema “Eis-me aqui, envia-me” trazem presente o cuidado com a vida em um tempo de pandemia mundial

Da redação, com POM

As Pontifícias Obras Missionárias confirmaram a realização da Campanha Missionária para outubro deste ano. Mesmo vivendo um tempo diferente, em que o mundo passa por uma pandemia que mudou nossas relações, a Campanha Missionária neste ano quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. O tema escolhido “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) irão colaborar no crescimento da consciência missionária.

Leia mais
.: Notícias da Pandemia de Coronavírus

Padre Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil, afirmou em mensagem de vídeo: “Em tempos difíceis, tempos de isolamento social, de cancelamento de tantas agendas pastorais, missionárias, de atividades, encontros e formações, a missão não foi cancelada, ela continua, pois a missão é permanente. Somos convidados a neste tempo olhar menos para o espelho e mais para a janela, onde o mundo precisa de nós”.

Os materiais que motivam o mês missionário estão sendo produzidos para serem enviados a todas as dioceses no próximo mês de julho. A nova realidade de isolamento social pede que cada localidade possa encontrar o seu jeito de realizar o mês missionário. A novena missionária, momento importante para rezar e celebrar a missão nas comunidades, ainda pode ser realiza nas famílias, em suas casas.

Solicitação de materiais

As arquidioceses, dioceses e prelazias são as responsáveis por solicitar o material da campanha missionária que será distribuído em sua localidade. O prazo para envio dos pedidos foi estendido até a próxima sexta, 29 de maio. Compõe a lista de materiais: livro da novena missionária, cartaz, santinhos e envelopes da coleta missionária. A solicitação é feita através do e-mail material@pom.org.br.

A arte da Campanha Missionária de 2020 foi idealizada tendo como conceito base a missão como janela aberta para a vida. A imagem da janela representa a capacidade do ser humano interagir com o mundo ao seu redor e assim despertar o real e generoso interesse para com o seu semelhante. Neste tempo de isolamento social em que vivemos, a janela tem sido o meio de mantermos nossas relações com o mundo e com aqueles que amamos. A janela aberta representa a atitude de acolhida para com o mundo, uma ponte que nos coloca em diálogo com os desafios da vida para além de nossas fronteiras pessoais.

No centro desta janela é apresentada a figura do Papa Francisco, que tem a missão encarnada em sua vida, não somente como Pastor da Igreja universal, mas antes de tudo cristão, vocacionado e homem dedicado ao bem dos seus irmãos. Nesta imagem, o Papa é representado na espontaneidade, postura de quem acolhe, se envolve e cuida. Ele se coloca como exemplo de doação pelos valores do Reino e nesta época, tão carente de referenciais, nos dá o exemplo de uma vida onde a missão se entrelaça com as mais simples situações do quotidiano e se coloca em sintonia com os ensinamentos de Jesus.

A moldura desta construção conceitual para a Campanha Missionária 2020 é um fundo branco, como uma tela de pintura, que tem a intenção de mostrar a centralidade desta vida que ganha sentido e cor somente na medida em que é vivida como missão, como doação e entrega aos irmãos.

Nesta tela em branco, o toque do pincel traz as marcas do artista. Todos são chamados a deixar a própria marca nos horizontes desta vida em missão. Nosso modo único de lidar com as situações, nossos talentos e capacidades a serviço do Reino de Deus, fazem toda a diferença e podem colorir a vida em tons extraordinários e inesperados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo