106º Dia dos Migrantes

Pessoas deslocadas podem ser uma força positiva, afirma cardeal

Antes do 106º Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados, o cardeal Michael Czerny pede proteção pelas pessoas deslocadas

Da redação, com Vatican News

O cardeal Michael Czerny, Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados / Foto: Reprodução Twitter

O cardeal Michael Czerny, Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, exorta os atores da Igreja a colaborar na resposta ao desafio pastoral do deslocamento interno.

“Sua proximidade pode promover uma escuta mais atenta ao que os deslocados internos (DIs) precisam, esperam e aspiram”, disse ele. “Também pode estimular a participação de pessoas deslocadas internamente de todas as origens e capacidades nas decisões que os afetam e nas línguas e formatos que eles entendem”, acrescentou.

O cardeal Czerny fez este discurso durante um evento organizado de forma conjunta com o Serviço Jesuíta de Refugiados (JRS) e a União Internacional de Superiores Gerais (UISG) em colaboração com a Seção de Migrantes e Refugiados nesta quarta-feira, 23.

Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados

O Dia Mundial para Migrantes e Refugiados é um dia dedicado a aumentar a conscientização acerca da situação das pessoas vulneráveis em trânsito, orar por elas enquanto enfrentam muitos desafios e destacar as oportunidades que a migração oferece.

“Os deslocados nos oferecem a oportunidade de descobrir partes ocultas da humanidade e aprofundar nossa compreensão das complexidades deste mundo”, disse o cardeal. É por meio deles que somos convidados a encontrar o Senhor “embora aos nossos olhos seja difícil reconhecê-Lo”.

Tradicionalmente, o dia anual é celebrado no último domingo de setembro. As festividades deste ano serão em 27 de setembro. O tema do 106º Dia Mundial é “Como Jesus Cristo, forçado a fugir. Acolher, proteger, promover e integrar os deslocados internos”.

Mensagem do Papa Francisco

No início deste ano, em 13 de maio, o Papa Francisco divulgou uma mensagem dedicada ao tema. O cardeal Czerny explicou que, devido aos desafios causados pela pandemia em curso, o Papa ampliou o alcance da sua mensagem para não só aos deslocados internos, mas também a todos os que vivem “situações de precariedade, abandono, marginalização e rejeição como resultado de Covid-19″.

Seis pares de verbos ligados à ação prática

O Cardeal Czerny lembrou que na mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados de 2018, o Sucessor de Pedro exortou todos a responder a este desafio pastoral com quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar.

Com base nisso, na mensagem deste ano, o cardeal destacou que o Papa Francisco aumentou esses quatro verbos com seis pares de verbos que estão ligados a ações práticas – cada um deles ligados entre si de maneiras desafiadoras.

  •  Você tem que saber para entender
  •  É preciso estar perto para servir
  •  Para nos reconciliarmos, precisamos ouvir
  •  Para crescer é preciso compartilhar
  • Precisamos estar envolvidos para promover
  • É preciso cooperar para construir

Em cada um desses itens, observou o cardeal, o Papa Francisco apresenta “uma atitude ou habilidade básica para alcançar objetivos profundamente importantes como a reconciliação e o crescimento” e “nos deseja a coragem de criar espaços, que permitam novas formas de hospitalidade, fraternidade e solidariedade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo