Iniciativa da Comissão para a Juventude tem como objetivo reunir dados sobre os jovens e adolescentes do país visando atualização do Documento 85
Da Redação, com Jovens Conectados

Foto: Divulgação Jovens Conectados
Uma pesquisa lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com outras instituições, quer ouvir a juventude brasileira e conhecer mais profundamente suas características, realidades e opiniões.
“Os jovens estão no coração da Igreja. Com esta motivação, a CNBB está atualizando o documento 85 – que trata da evangelização da juventude aqui no Brasil. Nesse processo de atualização, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB realiza uma pesquisa para ouvir a juventude brasileira”, explica o secretário geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.
O bispo convida toda a Igreja no Brasil a contribuir com a pesquisa, respondendo ou compartilhando entre as expressões juvenis e “em todos os ambientes em que os adolescentes e jovens se encontram”. “Como nos ensinou o saudoso Papa Francisco: ‘a juventude é o agora de Deus’. E para nós, é uma prioridade pastoral estarmos próximos dos jovens, levando a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Participe desta pesquisa”, incentivou Dom Ricardo.
Participe da pesquisa
A pesquisa “Evangelização da Juventude no Brasil” tem como público alvo jovens de 18 a 29 anos que podem responder livremente à pesquisa. E os de 12 e 17 anos também são convidados a participar, mas com um cuidado especial: é necessário o consentimento do responsável legal. Após o envio, o acesso à pesquisa será liberado.
Para responder a pesquisa, basta acessar o site: jovensconectados.org.br/pesquisa. Dentro deste hotsite, terá informações sobre a pesquisa e os links referentes a pesquisa de cada faixa etária.
A pesquisa é totalmente voluntária e segura, informações coletadas serão confidenciais. Não há identificação dos participantes. Os dados coletados serão protegidos e acessados apenas pelos organizadores da pesquisa. Em caso de desconforto ou desistência, a participação pode ser interrompida a qualquer momento, sem necessidade de justificativa.
“A Igreja é mãe e ela quer nos ouvir, para conseguir conversar com todos os jovens. A importância de darmos nossa opinião é justamente para que nos sintamos acolhidos e que possamos perceber a importância que a Igreja dá para a nossa geração e nossas dificuldades. Então, jovens, respondam ao questionário para que nós possamos ser ouvidos e também compreender que a Igreja fala conosco e nos dá a devida importância no mundo moderno”, disse o jovem Dario de Deus, da Pastoral Juvenil da CNBB.
Sobre o Documento 85
O presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, explica que em 2007, a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil aprovou o documento 85 com a temática da evangelização da juventude no Brasil.
“Há 18 anos. Depois desse tempo, com todas as mudanças que aconteceram na sociedade, na vida da juventude, na cultura, o Conselho Permanente da CNBB aprovou uma solicitação da Comissão Episcopal para a Juventude de atualizarmos o Documento 85”, explicou Dom Vilsom.
O bispo explica no documento será atualizado especialmente o primeiro capítulo que fala da realidade juvenil no Brasil, o segundo capítulo, que vai procurar incorporar o magistério do Papa Francisco – com o Sínodo dos jovens, acontecido em 2018, e a Christus Vivit -, e as contribuições que o Papa Leão XIV trará no Jubileu dos Jovens, no mês de julho, em Roma. E o terceiro capítulo procurará colher respostas para os novos tempos.
Dom Vilsom explica que essa pesquisa nacional contempla especialmente elementos para atualizar estes três capítulos do documento. “Esperamos muitos frutos para o documento 85, e para a evangelização da juventude em nosso país”.