Quinta Aparição

Peregrinação de setembro em Fátima será presidida pelo bispo de Aveiro

Peregrinos de Espanha, Malta e Polônia devem marcar presença em Fátima para a peregrinação de setembro, a quinta do ano pastoral

Da Redação, com Santuário de Fátima

Para a Peregrinação Internacional Aniversária de Setembro em Fátima, Portugal, foi anunciada a participação de quatro grupos de peregrinos estrangeiros – dois da Espanha, um de Malta e um da Polônia – e um grupo de Portugal. A peregrinação que assinala a quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos será presidida pelo bispo da diocese de Aveiro, Dom António Moiteiro Ramos.

Na programação, o Rosário Internacional no dia 12 de setembro, às 21h30 (hora local) na Capelinha das Aparições. Em seguida, a Procissão das Velas e a Celebração da Palavra, no Altar do recinto. Já no dia 13, a programação começa às 9h com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições. A agenda segue com a Missa internacional às 10h (hora local), no Recinto de Oração, a Palavra ao Doente a Procissão do Adeus.

Estão mantidas para a peregrinação as regras de segurança e acolhimento em vigor no Santuário de Fátima. As normas se baseiam no que está articulado entre a Conferência Episcopal Portuguesa e as autoridades de saúde para a celebração do culto público: uso obrigatório de máscara, entradas no Recinto em oito portas e distanciamento, evitando aglomerações. Durante as celebrações, e apenas nesse período, os acessos à Capelinha das Aparições estarão limitados.

As celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação social e digital do Santuário de Fátima. A Peregrinação Internacional Aniversária de setembro é a quinta do ano pastoral, que tem como tema “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”.

Sobre Dom António

Dom António Moiteiro Ramos foi nomeado bispo-auxiliar da arquidiocese de Braga em 8 de junho de 2012 pelo Papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussi. Foi ordenado em 12 de agosto de 2012 na Sé da Guarda pelo Cardeal José Saraiva Martins, pelo bispo Dom Manuel da Rocha Felício e pelo arcebispo Dom Jorge Ortiga.

Seu lema episcopal é “É preciso que Jesus reine” (1 Cor 15,25). No dia 4 de julho de 2014, foi nomeado Bispo de Aveiro pelo Papa Francisco, sucedendo a Dom António Francisco dos Santos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo