Homilia

Perdão de Assis: abrir o coração à misericórdia de Deus, indica padre

Padre Wagner Ferreira presidiu missa na solenidade do Perdão de Assis, celebrado hoje na Igreja

Jéssica Marçal
Da Redação 

Padre Wagner Ferreira na solenidade do Perdão de Assis / Foto: Wesley Almeida

A Igreja Católica celebra, nesta segunda-feira, 2, a Festa do Perdão de Assis. O Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), une-se à festividade. A missa das 7h foi especialmente dedicada à data litúrgica, uma das datas mais importantes para a Família Franciscana e que faz parte do Estatuto que rege o Santuário.

“Neste dia em que celebramos o perdão de Assis, abrimos o nosso coração ao dom da misericórdia de Deus para que sejamos libertos da escravidão do mal e do pecado, e possamos, pela graça de Deus, realizar a nossa vocação à santidade.” Assim o vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, abriu a homilia. 

Leia também
.: Perdão de Assis: saiba o que é e como receber indulgência plenária

O sacerdote, que presidiu a celebração, explicou que a liturgia de hoje apresenta a figura de Maria como modelo de mulher livre e comprometida com a vocação à santidade. Por isso mesmo deve-se cultivar no dia a dia o amor e devoção à virgem Maria, mãe de Deus. 

São Francisco e o Perdão de Assis

São Francisco de Assis assim o fazia, lembrou padre Wagner. O santo frequentava a capela – chamada “Porciúncula” – dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, e, em 1216, teve a graça de ter uma visão de Jesus e de Maria. “Nesta visão, ele pede a nosso Senhor que, neste dia 2 de agosto, aqueles que visitassem a Porciúncula pudessem receber o perdão de todos os pecados”, disse o sacerdote. 

O Papa Inocêncio III concedeu esta graça da indulgência plenária para a Porciúncula e os demais Papas foram expandindo essa graça para igrejas paroquiais e santuários no mundo inteiro. 

Padre Wagner acrescentou que os fiéis recorrem à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria não apenas para serem libertos da escravidão do pecado e do mal. Também há o propósito de aprender com ela, de modo a realizar, no dia a dia, a vocação à santidade. Trata-se de assumir, assim, o compromisso com a vontade, a Palavra e o Reino de Deus, assim como fez a Virgem Santíssima. 

“Maria não apenas intercede por nós para que sejamos também libertos da escravidão do pecado, para que possamos realizar a nossa vocação à santidade. Mas ela oferece para nós também um lindo testemunho de uma mulher que, com coragem, dá o seu ‘sim’ à vontade de Deus e, portanto, traz à humanidade o Salvador Jesus Cristo”. 

Monsenhor Jonas e a devoção à Virgem Maria 

Padre Wagner recordou ainda a preparação para o Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo do Monsenhor Jonas Abib. Ele destacou que o Monsenhor, como bom filho de Dom Bosco, em toda a sua vida tem cultivado a devoção à Virgem Maria no título de Nossa Senhora Auxiliadora. E por isso, quando foi inspirado a fundar a Comunidade Canção Nova, ele a consagrou à Virgem Maria. 

Leia também
.: Conheça vocações despertadas através do Monsenhor Jonas Abib

“Nós, que somos família Canção Nova, cultivamos diariamente a devoção a Nossa Senhora, colocando a nossa vida à disposição de sua materna intercessão e dos seus ensinamentos . (…) Com Maria, nesta celebração do Perdão de Assis, nós queremos dizer ‘eis aqui os servos do Senhor, faça-se em todos nós a vontade de Deus”. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo