FESTA LITÚRGICA

Pedir a Nossa Senhora do Carmo que conceda a paz, exorta Papa

Com grande número de devotos no Brasil, Nossa Senhora do Carmo é celebrada nesta terça-feira, 16; Devoção ao escapulário é ligado à aparição da Virgem do Monte Carmelo

Laura Lo Monaco 
Da Redação

Nossa Senhora do Carmo /Foto: by Getty Images Sidney de Almeida

Nesta terça-feira, 16, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora do Carmo – ocasião em que os fiéis do mundo todo recorrem à sua proteção. Em sua conta oficial no X, o Papa Francisco recordou a Virgem do Monte Carmelo pedindo sua intercessão para os povos que sofrem com as guerras: “Que a Bem-Aventurada #VirgemdoMonteCarmelo conceda conforto e #paz a todos os povos oprimidos pelo horror da guerra. Por favor, não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia, da Palestina, Israel, Mianmar, e #RezemosJuntos pela paz.”

A Festa faz memória da aparição da mãe de Deus a São Simão Stock, em 16 de julho de 1251. Diante das dificuldades vividas pelos membros da Ordem Carmelita, ele, que era superior geral dos Carmelitas, recorreu a Virgem Maria. Ela apareceu a Simão apresentando a devoção do escapulário, prometendo que aqueles que o usassem seriam protegidos em vida e, após a morte, não pereceriam no inferno.  

Devoção no Brasil

Padre Gleidson de Souza Carvalho /Foto: Canção Nova

O missionário da Comunidade Canção Nova padre Gleidson de Souza Carvalho conta que a devoção a Nossa Senhora do Carmo no Brasil remonta às primeiras décadas da colonização portuguesa. “Essa devoção é marcada, sem dúvida, pela fé popular intensa e por uma tradição rica em manifestações culturais e religiosas”, destaca.

Uma das práticas mais comuns, de acordo com o presbítero, que confirma que o povo brasileiro vive com intensidade a devoção a Nossa Senhora do Carmo é o uso recorrente do escapulário.

“O uso do escapulário é uma prática que simboliza a busca pela proteção divina por meio da intercessão da Virgem Maria. Portanto, este pequeno gesto carrega em si um profundo significado espiritual.”

O sacerdote afirma que o escapulário é mais do que um simples objeto religioso: é um sacramental, um sinal visível da fé e do compromisso com a tradição espiritual da Igreja. Desse modo, padre Gleidson frisa que usar o escapulário com fé e piedade é um ato de entrega e de confiança na mediação da Mãe de Deus junto aos seus filhos.

Presentes Espirituais

Os presentes espirituais concedidos por Nossa Senhora do Carmo aos filhos que usam o escapulário são inúmeros, conta o missionário da Canção Nova. Em primeiro lugar, ele recorda que a Virgem Maria oferece sua proteção especial aos que usam o escapulário piedosamente. “Portanto, os que perseveram numa vida cristã coerente e se revestem do escapulário são protegidos por Maria, sendo preservados da morte eterna”.

Outro presente espiritual importante apontado pelo sacerdote é a promessa da intercessão de Nossa Senhora no Purgatório. “Segundo a tradição, ela descerá ao Purgatório no primeiro sábado após a morte da pessoa que usou o escapulário piedosamente durante a vida, livrando-a e conduzindo-a ao céu”. Essa promessa, revela padre Gleidson, simboliza a intercessão de Maria para abreviar o tempo que seus devotos passam no Purgatório.

Além disso, o presbítero sublinha que o uso do escapulário confere indulgências aos fiéis. “Há a indulgência parcial, que pode ser lucrada pelo uso piedoso do escapulário. A indulgência plenária pode ser lucrada em ocasiões específicas, como no dia em que o escapulário é recebido pela primeira vez e em várias festas carmelitas – desde que as condições sejam vividas (confissão, comunhão eucarística, oração pelo Sumo Pontífice e o firme propósito de observar os compromissos da ordem do escapulário).

O apelo de paz e a intercessão da Virgem Maria  

No Angelus do último domingo, 14, em meio a tantas guerras que afligem os povos de diversos países e regiões do mundo, o Papa Francisco citou Nossa Senhora do Carmo. Ele enfatizou a necessidade de rogar ela pedindo conforto e paz às populações “oprimidas pelo horror da guerra”. 

Em diversas ocasiões ao longo de seu pontificado, o Santo Padre refletiu sobre a Virgem do Monte Carmelo. Segundo Francisco, ela sempre esteve ao lado do povo de Deus, protegendo, intercedendo e confortando de maneira especial aqueles que mais sofrem, seja por motivos de guerra, saúde ou dificuldades pessoais. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo