11 a 17 de agosto

Pastoral da Juventude celebra a Semana do Estudante

Tema da Semana é inspirado na Campanha da Fraternidade 2025, convidando escolas e comunidades a contribuirem com a formação dos jovens para o bem da Casa Comum

Da Redação, com CNBB

As Pastorais da Juventude promovem, de 11 a 17 de agosto, em todo o Brasil, a Semana do Estudante, relacionando o tema à Campanha da Fraternidade 2025. Este ano, as celebrações são movidas pela temática “Conectando saberes: educação e ecologia integral” e pelo lema bíblico “Vá e faça a mesma coisa” (Lc 10, 37). 

O projeto foi feito em conjunto pela Pastoral da Juventude, a Pastoral da Juventude Estudantil, a Pastoral da Juventude Rural, e a Pastoral no Meio Popular. A iniciativa busca unir fé, formação e ação nas escolas, comunidades e territórios “onde a juventude pulsa vida e transformação”. As PJs enfatizam que todos são chamados a “refletir sobre o cuidado com a Casa Comum, o compromisso com uma educação transformadora e o papel das juventudes na construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável”. 

Proposta

O material de motivação, disponibilizado para auxiliar os educadores nesse período, foi realizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, que enfatizou a proposta da semana. Trata-se de uma continuidade à Campanha da Fraternidade 2025, que aborda o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o Pacto Educativo Global. As atividades contém abordagens de sustentabilidade, consumo consciente, práticas coletivas e uma proposta celebrativa inspirada no diálogo de Jesus com o mestre da Lei(Lc 10, 25-37).

A cartilha oferecida para a celebração apresenta encontros e práticas que ajudam a cultivar esperança, repensar hábitos, e agir com responsabilidade ecológica e social.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo