Igreja em saída

Pastoral da Educação reúne mais de 1500 educadores em evento on-line

Neste ano, encontro discute a Pastoral da Educação na Escola Pública

Da Redação, com CNBB

Pastoral da Educação na escola pública é o tema que norteia esta edição do encontro nacional da Pastoral da Educação / Foto: Imagem de Wokandapix por Pixabay

Começa, nesta sexta-feira, 11, o XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação, que, neste ano, traz como tema “Igreja em Saída: A Pastoral da Educação na Escola Pública”. O evento, que será on-line devido à pandemia, reunirá mais de 1500 educadores de todo o país.

Inspirado na convocação missionária do Papa Francisco e na realização do Pacto Educativo Global, o Encontro deseja impulsionar uma atuação mais efetiva da Pastoral da Educação nas escolas. O assessor do Setor Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Júlio Cesar Evangelista Resende, fala da expectativa do encontro e o que a partilha vai contribuir para que se construa um caminho para a presença da Igreja junto às escolas públicas.

“Espero que o encontro ajude nossos educadores a assumir um novo compromisso com a ação pastoral nos ambientes da escola pública, a partir de uma dinâmica do diálogo e do serviço. A partilha das experiências de algumas dioceses também será uma oportunidade de reconhecer iniciativas exitosas”, disse.

Leia também
.: Íntegra da mensagem do Papa para o lançamento do Pacto Educativo
.: Encontro sobre Pacto Educativo Global, desejado pelo Papa, é adiado
.: CNBB lança projeto educacional que abrangerá todo o país

A educação pública no Brasil ainda é um desafio. Ainda mais depois da pandemia da Covid-19, que suspendeu as aulas presenciais e o conteúdo precisou ser oferecido pela internet. Uma realidade que mostrou mais ainda as desigualdades e dificuldades que famílias de baixa renda e ou aquelas que vivem em regiões onde o sinal não chega vivenciam para ter acesso à internet.

Segundo o Censo Escolar 2018, a educação básica no Brasil, em sua maior parte, acontece nas instituições públicas das três esferas, atendendo mais de 80% da demanda. Além de discutir os desafios da escola pública, o XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação vai trazer a discussão sobre o Pacto Global pela Educação. Trata-se de um projeto que ultrapassa nações, igrejas, religiões, governos, pois está centrado no compromisso com a educação como “bem comum” e como “direito universal”.

Essa necessidade de reconstruir o “Pacto Educativo” tem sido encampada pelo Papa Francisco que escolheu 2020 para uma ampla reflexão com objetivo de firmar um Pacto Global pela Educação.

De acordo com o Setor Educação da CNBB, o Papa reconhece a necessidade de unir esforços para formar pessoas maduras e com responsabilidade na construção do bem comum. Inspira-se no provérbio da sabedoria africana, a qual afirma que “para educar uma criança é necessário uma aldeia inteira”.

“A imagem da aldeia evoca uma ampla aliança pela educação que incumbe de responsabilidade não apenas determinados atores sociais, mas pressupõe um envolvimento de toda sociedade. O Pacto Educativo inspira o trabalho da Pastoral da Educação enfatizando a necessária cooperação com todos na sociedade”, destaca um trecho do e-book do encontro.

Por causa da pandemia do coronavírus, os eventos do XX Encontro Nacional vão acontecer em transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Comissão de Cultura e Educação CNBB. O encontro é uma parceria do Setor de Educação da comissão, com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que vai oferecer certificado de 12hs aos participantes inscritos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo