Uma pesquisa realizada pelo Datafolha reconhece a Igreja Católica como a instituição com a maior confiança dos brasileiros. A Igreja está presente no país desde o descobrimento e atua em todas as regiões do Brasil.
Reportagem de Francisco coelho e Ersomar Ribeiro
O levantamento foi feito a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. O Datafolha ouviu mais de 2.000 pessoas em 130 municípios com a pergunta sobre qual instituição que elas mais confiam.
A Igreja Católica recebeu a resposta de 85% dos entrevistados, a OAB 83% e as igrejas evangélicas 77%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
“Desde de que eu me entendi na minha vida, foi a Igreja Católica e estou nela até hoje. Vou morrer sempre na Igreja Católica”, disse a aposentada, Cleidislene Medeiros da Silva.
A Igreja Católica é a mais longeva instituição em funcionamento no mundo. A atuação vai para além da espiritualidade, foi a responsável por criar o sistema universitário, os primeiros hospitais, as primeiras escolas e até os dias atuais se firma como a maior realizadora de obras sociais do planeta.
“Uma realidade que dá identidade ao povo brasileiro. Nós temos inúmeras instituições que agem em nome da Igreja. Então a Igreja ela por diversas vezes buscou atender o povo brasileiro em suas maiores necessidades”, explicou o historiador, Danilo Felix.
Em mensagem para a Semana Social 2025, o Papa Leão XIV lembrou que toda a ação social da Igreja deve ter como centro o anúncio do Evangelho. “É uma instituição que tem a credibilidade de nosso Senhor Jesus Cristo. Evidente que as obras, também das organizações não governamentais fazem sua missão. Com certeza fazem também. Mas eu digo, a igreja não é só isso. A igreja não é uma ONG, mas é uma missão que Jesus confiou à Igreja para anunciar o Reino de Deus”, concluiu o pároco, padre Renato Schneider.