SANTA MARIA MAIOR

Papa publica quirógrafo e conclui reconfiguração de Basílica no Vaticano

Documento divulgado pela Santa Sé nesta quarta-feira, 20, encerra processo iniciado no fim de 2021 e estabelece novos Estatuto e Regulamento para Santa Maria Maior

Da Redação, com Vatican News

Papa reza diante do ícone da Saulus Populi Romani / Foto: Vatican Media

Nesta quarta-feira, 20, a Santa Sé publicou alguns documentos que concluem a reconfiguração da Basílica de Santa Maria Maior. Entre eles está um quirógrafo do Papa Francisco, que conclui a intervenção iniciada no final de 2021.

Além do documento pontifício, foram divulgados um Rescriptum do Substituto da Secretaria de Estado, Dom Edgar Peña Parra, sobre os novos deveres dos cônegos; os documentos do novo Estatuto e do novo Regulamento; e a nomeação do arcebispo lituano Dom Rolandas Makrickas, como novo arcipreste coadjutor, que conta “com direito de sucessão”.

No Quirógrafo, o Pontífice recorda que confiou a um Comissário Extraordinário, assistido por uma Comissão especial, “a tarefa de providenciar a reorganização da vida do Cabido e da Basílica, para o maior bem do povo de Deus”. Há séculos, o Cabido guarda os tesouros de Santa Maria Maior, como a efígie da Salus Populi Romani (a quem o Papa confia cada viagem apostólica) e a relíquia do Santo Berço, cuidando do decoro das celebrações litúrgicas e acolhendo os fiéis que ali se reúnem.

Com as mudanças, os cônegos estão liberados “de todos os deveres de natureza econômica e administrativa” para se dedicarem exclusivamente ao acompanhamento espiritual e pastoral dos fiéis. “Considero oportuno liberar os Cônegos de todos os deveres econômicos e administrativos, para que possam dedicar-se, plenamente e com renovado vigor, ao acompanhamento espiritual e pastoral que os peregrinos do mundo inteiro procuram e desejam encontrar quando cruzam o limiar do primeiro Santuário mariano do Ocidente”, escreve o Santo Padre.

Novos Estatuto e Regulamento

Além disso, o novo Estatuto e o novo Regulamento do Cabido preveem, entre outros aspectos, o estabelecimento de um Conselho de Administração e a criação de novas funções, como o Delegado para a Administração e o Delegado para a Pastoral.

Por meio destes documentos, Francisco conferiu a Dom Makrickas “todas as faculdades necessárias para a moderação e aplicação das novas normas e para o governo do Cabido”. Tais atribuições permanecem até o estabelecimento do Conselho de Administração, ao qual, conforme o artigo 48, é confiada a administração dos bens do Cabido.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo