Adeus

Papa participa das exéquias do Cardeal Tomko, falecido aos 98 anos

O Papa Francisco participou do rito final da “Ultima Commendatio” e da “Valedictio” para o Cardeal Jozef Tomko, que faleceu no dia 8 de agosto em Roma aos 98 anos

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco participando das exéquias do Card. Tomko / Foto: Vatican Media/Simone Risoluti via Reuters

A missa fúnebre do Cardeal Jozef Tomko foi presidida pelo decano do Colégio cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, nesta quinta-feira, 11. Falecido no dia 8 de agosto em Roma aos 98 anos, as exéquias foram no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. O Papa Francisco estava presente e presidiu o rito final da Ultima Commendatio e da Valedictio.

Em sua homilia,  o Cardeal Battista Re recordou que toda a longa e intensa vida útil do cardeal Tomko foi consagrada ao serviço de Deus e de seus irmãos. “Quase inteiramente dedicada ao serviço na Cúria Romana. Ao longo dos anos ele recebeu inúmeros cargos, os quais sempre considerou um chamado para servir’”. 

Leia também
.: Papa lamenta morte do Cardeal Tomko: “sábio irmão”

O cardeal ainda ressaltou: “Com ele desaparece uma figura que fez honra à Cúria Romana pela sólida fé que o caracterizava, por sua genuína espiritualidade, seu animado “sensus Ecclesiae”, o grande equilíbrio em seus julgamentos, sua calma, bom senso, amabilidade e gentileza.”

Testamento espiritual

Redigido em 26 de fevereiro de 2007, em seu testamento espiritual o Cardeal Tomko afirma que o ministério desenvolvido por ele como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos “tinha tomado posse de seu coração”. 

No documento, Tomko especificou que sentia este serviço como uma contribuição para a construção e crescimento do Corpo Místico da Igreja e amava as jovens igrejas missionárias com toda sua beleza e fragilidade.

“As celebrações, os bispos e os missionários, os seminaristas, as religiosas, o povo muitas vezes pobre. Foi muito lindo labutar e sofrer por esta Igreja missionária viva!” 

O Cardeal Giovanni Battista Re ainda afirmou: “Em oração, confiamos este nosso irmão a Deus, para que na imensidade de seu amor Ele lhe dê aquela alegria e paz, que ele ganhou através de seu serviço fiel e generoso à Igreja, ao Papa e à Santa Sé”. 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo