NOMEAÇÕES

Papa nomeia novos bispos para Cajazeiras (PB) e Campo Mourão (PR)

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos foi designado para a diocese nordestina e o monsenhor Evandro Luis Braun receberá a ordenação episcopal

Da Redação, com CNBB

Duas novas nomeações episcopais para o Brasil foram anunciadas pela Santa Sé nesta quarta-feira, 9. O Papa Francisco escolheu novos bispos para as Dioceses de Cajazeiras (PB) e Campo Mourão (PR).

Na Paraíba, o atual bispo de Campo Maior (PI), Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, foi designado para assumir a Diocese de Cajazeiras, vacante desde novembro de 2023. Atualmente, o religioso também é o vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Partindo para a região Sul do país, o escolhido para a Diocese de Campo Mourão, vacante desde agosto do ano passado, é o monsenhor Evandro Luis Braun. Do clero de Ponta Grossa (PR), o sacerdote é membro do Colégio de Consultores e pároco da paróquia Santa Rita de Cássia.

Trajetória de Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos / Foto: Reprodução Diocese de Campo Maior (editada)

Natural da cidade de Esperança (PB), Francisco de Assis Gabriel dos Santos nasceu em 5 de fevereiro de 1968. Religioso da Congregação do Santíssimo Redentor, formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.

Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE), e a publicação “Dom Helder Abrindo Caminhos”.

Em 2017, atuando como vice-provincial dos Redentoristas em Recife (PE) e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE), foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Campo Maior, no dia 21 de junho. Além disso, Dom Francisco é vice-presidente do Regional Nordeste 4 desde 2019.

Trajetória do Monsenhor Evandro Luis Braun

Monsenhor Evandro Luis Braun / Foto: Reprodução CNBB (editada)

Nasceu em 3 de agosto de 1976, em Teixeira Soares (PR), e ingressou no seminário em 28 de fevereiro de 1990, quando ainda cursava o Ensino Fundamental. De 1994 a 1996 cursou Filosofia, no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, em Ponta Grossa (PR), e Teologia de 1998 a 2001, no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, também em Ponta Grossa.

Foi ordenado presbítero em 15 de setembro de 2002, na Paróquia Imaculada Conceição, em Teixeira Soares, adotando o lema: “Fitando-o, Jesus o amou” (Mc 10,21). Entre diversas atividades pastorais e serviços exercidos, foi reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça e vigário paroquial da paróquia Imaculada Conceição, em Carambeí (PR) de 2003 a 2010.

Também foi coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Ponta Grossa de 2012 a 2014; assessor do regional Sul 2 da CNBB da Pastoral do Turismo de 2014 a 2019; e tesoureiro da Coordenação da Pastoral Presbiteral da diocese de Ponta Grossa de 2020 a 2023.

Atualmente, é pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, auxiliar na Formação Espiritual do seminário diocesano São José e assessor eclesiástico das oficinas de Oração e Vida na Diocese de Ponta Grossa. Além disso, integra, até então, o Colégio de Consultores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo