Episcopado

Papa nomeia Dom Paulo Alves Romão como bispo de Paranaguá (PR)

Até então, Dom Paulo estava na arquidiocese do Rio de Janeiro, como bispo auxiliar

Da Redação, com Santa Sé

Foto: CNBB

O Papa Leão XIV nomeou nesta quarta-feira, 20, um novo bispo para Paranaguá (PR): Dom Paulo Alves Romão, até então bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro. A diocese estava vacante desde maio passado, com a renúncia de Dom Edmar Peron.

Dom Paulo tem 61 anos e é natural de Barra do Jacaré, diocese de Jacarezinho, no Paraná. Estudou Filosofia e Teologia no Rio de Janeiro e é doutor em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Foi ordenado padre em 28 de junho de 1997 na arquidiocese do Rio de Janeiro. Desenvolveu várias funções, como vigário paroquial, membro do colégio presbiteral, pároco da Paróquia Bom Pastor no Vicariato Norte, professor da PUC e do Seminário Maior São José, diretor do departamento arquidiocesano de ensino religioso, coordenador da Pastoral Universitária e assistente eclesiástico do Movimento Comunhão e Libertação.

Em 7 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro pelo então Papa Francisco, recebendo a ordenação episcopal em 28 de janeiro do ano seguinte.

Saudação da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia da nomeação de Dom Paulo. A presidência da entidade saudou o bispo por sua nova missão. “Fraternalmente, rogamos a Deus que conduza seu pastoreio junto a essa porção do Povo de Deus. Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Paranaguá, seja guia e intercessora em sua missão.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo