De volta ao Brasil

Papa nomeia bispo para diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Dom Luiz Fernando Lisboa é atual bispo de Pemba, Moçambique; agora, assumirá governo pastoral da diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Da Redação, com CNBB

novo bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Dom Luiz Fernando Lisboa, atual bispo de Pemba, retornará ao Brasil como bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim / Foto: Canção Nova

Novidade no episcopado brasileiro: a diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) tem um novo bispo, Dom Luiz Fernando Lisboa, atual bispo de Pemba, em Moçambique. A nomeação feita pelo Papa Francisco foi anunciada nesta quinta-feira, 11. No mesmo ato, o Santo Padre também concedeu a dignidade de arcebispo a Dom Luiz.

A diocese de Cachoeiro de Itapemirim estava vacante desde novembro de 2018, quando Dom Dário Campos foi nomeado arcebispo de Vitória (ES). O padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé era o então administrador diocesano.

Sobre Dom Luiz Fernando

Dom Luiz Fernando Lisboa nasceu em Marques de Valença (RJ) no dia 23 de dezembro de 1955. Com nove anos de idade mudou-se, com a sua família, para Osasco (SP), onde passou parte de sua infância, adolescência e juventude.

Em agosto de 1975, aos 19 anos, ingressou no seminário São Gabriel da congregação da Paixão de Jesus Cristo (missionários Passionistas), em Osasco (SP). Fez seu noviciado em São Carlos (SP), cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba (UCP naquela época). Estudou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983.

Ele possui duas especializações (Liturgia e Missiologia) na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atual PUC SP). Também tem mestrado em Teologia Pastoral pela PUC Curitiba, onde também foi um dos coordenadores do Curso de especialização em Missiologia.

Exerceu várias tarefas na congregação dos Passionistas e nas dioceses por onde passou. Também foi diretor do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco, membro do Conselho de Direitos Humanos de SP e assessor no Curso de Teologia.

Missão na África

No início do ano de 2001, foi como missionário Ad Gentes para a diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhou por oito anos. Retornou ao Brasil e trabalhou por quatro anos como pároco na paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na arquidiocese de Curitiba (PR).

Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou como bispo de Pemba. Sua posse se deu dois meses depois, em 14 de setembro, com celebração na Universidade Católica de Pemba.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, de arcebispos, bispos, padres e leigos da região e do Brasil. Na Conferência Episcopal de Moçambique, exerceu o serviço de secretário-geral e coordenador do Departamento Social.

Saudação da CNBB

Ciente da nomeação, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia uma saudação a Dom Luiz Fernando.

A Conferência agradece ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Leste 2 da CNBB. Também agradece ao episcopado de Moçambique que o acolheu por 18 anos a serviço da Igreja no continente africano.

“Enaltecemos a sua presença missionária como bispo em Pemba, diocese situada numa região marcada pela guerra que já causou a morte de mais de 2 mil pessoas e mais de 500 mil deslocamentos. Especialmente em Cabo Delgado, alvo constante de ataques. Destacamos também a sua contribuição à Conferência Episcopal de Moçambique, servindo-a como secretário-geral e coordenador do Departamento Social”.

“Pedimos as bênçãos e proteção de São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim, nesta sua nova missão”, conclui a presidência da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo