Igreja no Brasil

Papa nomeia bispo auxiliar para diocese de Santo Amaro (SP)

Padre Marcelo Antônio da Silva já era do clero da diocese de Santo Amaro e, com a nomeação, passa a auxiliar o governo pastoral de Dom José Negri

Da Redação, com CNBB e diocese de Santo Amaro

Monsenhor Marcelo Antônio da Silva / Foto: Diocese de Santo Amaro

O Papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar para a diocese de Santo Amaro (SP): padre Marcelo Antonio da Silva. A nomeação foi divulgada nesta quarta-feira, 15, pela Santa Sé.

O presbítero integra o clero da diocese de Santo Amaro na qual, desde dezembro de 2019, exerce o serviço de vigário geral e é pároco na paróquia de São Pancrácio. Com a nomeação, passa a auxiliar Dom José Negri, PIME, no governo pastoral da diocese.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo bispo. “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a notícia da sua nomeação como bispo auxiliar para servir à Igreja na diocese de Santo Amaro (SP). Deseja um profícuo ministério”.

Dom José Negri também comentou a nomeação, expressando gratidão ao Papa Francisco. “Agradeçamos a Deus e ao Santo Padre por nos concederem esse presente: com certeza, nesta decisão, devem ter sido levadas em conta a dimensão da nossa grande Diocese e a necessidade de estarmos mais presentes no território, para atendermos às múltiplas demandas da população.”

A ordenação episcopal está marcada para o dia 1º de maio, festa de São José Operário, na Paróquia São João de Britto, às 10h. 

Trajetória eclesial do novo bispo

Padre Marcelo Antônio tem 50 anos de idade e é natural de Apucarana (PR). Entrou no seminário da diocese de Santo Amaro em 1991 e foi ordenado padre em 1º de novembro de 1997.

De 1997 a 2005, foi reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, na diocese de Santo Amaro. Também exerceu a missão de pároco nas paróquias Sagrada Família (fevereiro de 2005 a dezembro de 2010), Nossa Senhora da Esperança (fevereiro de 2011 a dezembro de 2019) e São Pancrácio (desde dezembro de 2019).

Foi capelão da capela Universitária Beato Carlo Acutis de março de 2021 a janeiro de 2023. Desde outubro de 2019, vem exercendo o serviço de vigário forâneo do setor Veleiros da diocese de Santo Amaro. Desde dezembro do mesmo ano, exerce também o serviço de vigário geral da diocese.

Campo da Bioética e vida acadêmica

Padre Marcelo é mestre e doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Possui especializações em Bioética Personalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e em Psicanálise pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro 2021.

Atuou como professor de Ética Filosófica e Bioética no Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, desde 2011 e foi diretor geral do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura.

Coordenou os cursos de Teologia e Filosofia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro de 2019 até janeiro de 2023. Também foi membro da Associação Espanhola de Personalismo, desde 2012, do Fórum Internacional de Professores, Unesco Chair In Bioethics, em 2018, e do grupo de trabalho de Bioética para o Ensino Médio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), desde 2018.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo