Igreja no Brasil

Papa nomeia bispo auxiliar para arquidiocese de Porto Alegre (RS)

Padre Juarez Albino Destro auxiliará Dom Jaime Spengler na arquidiocese de Porto Alegre (RS)

Da Redação, com CNBB

Foto: Divulgação – CNBB

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 8, o padre Juarez Albino Destro como bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre (RS). O sacerdote é religioso da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus. Atualmente, está a serviço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na assessoria da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Como bispo auxiliar, ele auxiliará o governo pastoral do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler. A presidência da CNBB saudou o novo bispo. “Sem dúvida, as contribuições que o senhor tem dado até o momento, na missão rogacionista e a serviço desta Conferência, na Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, serão potencializadas, ganhando novas e maiores dimensões em seu ministério episcopal”.

Sobre o novo bispo

Natural de Criciúma (SC), padre Juarez tem 55 anos de idade e 27 de vida sacerdotal. Ingressou no Seminário Rogacionista João Paulo II, em Curitiba (PR), e cursou Filosofia no Instituto Vicentino, entre os anos 1986 e 1988, tendo obtido a Licenciatura pela Universidade São Francisco, de São Paulo (SP), em 1990. Fez o Noviciado Canônico em Bauru (SP) e emitiu os Primeiros Votos na Congregação Rogacionista no dia 27 de janeiro de 1990, em Criciúma. Cursou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo (SP), de 1990 a 1995. Seu lema escolhido quando foi ordenado padre foi: “Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus” (Mc 1,18).

Padre Juarez tem especialização em Comunicação Social – tendo frequentado curso na Universidade Popular Autônoma de Puebla (UPAEP), no México, e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Trabalhou no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo, de 1996 a 2010, assessorou o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e auxiliou o Governo da Província Rogacionista como secretário e conselheiro do setor Rogate. Foi Provincial dos Rogacionistas por dois mandatos, de 2010 a 2018. Nesse período, continuou inserido na missão do IPV, desempenhando funções na Diretoria e na Presidência.

Em 2019, foi designado para trabalhar em Brasília (DF), onde exerceu a missão de formador da etapa do Noviciado por quatro anos. Daquele ano até o presente momento, atuou na assessoria da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e o acompanhamento espiritual das Equipes de Nossa Senhora (ENS).

Em 2022, foi eleito vigário e conselheiro provincial para o setor Formação da Província Rogacionista São Lucas, que engloba as Casas Rogacionistas de Angola, Argentina, Brasil e Paraguai. Também foi nomeado Secretário Provincial e, em dezembro de 2022, foi nomeado formador da Etapa da Configuração. No IPV, faz parte da diretoria executiva como Conselheiro do Departamento de Pesquisa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo