Pontífice escolheu o arcebispo de La Plata, Dom Víctor Manuel Fernández, para liderar o organismo da Cúria Romana responsável por guardar a fé católica
Da Redação, com Vatican News
A Santa Sé divulgou, neste sábado, 1º, a nomeação do novo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. O Papa Francisco escolheu o arcebispo de La Plata, Dom Víctor Manuel Fernández, para suceder o cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.J., que concluiu o seu mandato.
O Dicastério para a Doutrina da Fé é uma das instituições componentes da Cúria Romana, corpo administrativo que auxilia o Papa a governar a Igreja. A missão deste Dicastério é ajudar o Santo Padre e os bispos no anúncio do Evangelho em todo o mundo, promovendo e tutelando a integridade da doutrina católica sobre a fé e a moral.
Dom Víctor Manuel também assumirá os cargos de presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, ocupados pelo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. Outra comissão abarcada neste departamento é a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, que foi instituída pelo Papa Francisco.
Orientações do Papa
O Pontífice também enviou uma carta ao novo prefeito. Nela, afirma que lhe confiou um cargo “muito valioso”, cuja tarefa é “proteger o ensinamento que brota da fé a fim de dar razão à nossa esperança, mas não como inimigos que apontam e condenam”.
Francisco recordou que, em outros tempos, o Dicastério usou métodos imorais. Ele explicou que, ao invés de promover o conhecimento teológico, foram perseguidos possíveis erros doutrinários, e manifestou que espera ver algo diferente disso na atuação de Dom Víctor Manuel.
Leia também
.: A teologia deve estar atenta à vida real, destaca Papa
.: Congregação para a Doutrina da Fé terá seções doutrinal e disciplinar
O Papa também pediu ao seu compatriota que dedique seu compromisso pessoal à finalidade principal do Dicastério: guardar a fé. E para não limitar o significado dessa tarefa, acrescenta que se trata de aumentar a inteligência e a transmissão da fé a serviço da evangelização, para que sua luz seja um critério para compreender o sentido da existência.
Teologia para fazer crescer a Igreja
Retomando a exortação apostólica Evangelii Gaudium, o Santo Padre indicou que “a Igreja precisa crescer em sua interpretação da Palavra revelada e em sua compreensão da verdade, sem que isso implique a imposição de uma única maneira de expressá-la”.
Neste contexto, ressaltou que, caso as diversas linhas de pensamento filosófico, teológico e pastoral se deixem harmonizar pelo Espírito Santo no respeito e no amor, podem também fazer crescer a Igreja. Francisco também expressou como é bom incentivar o carisma dos teólogos e seu esforço de pesquisa teológica, desde que esta não seja uma “teologia de escritório”, fria e dura.
Além disso, o Pontífice frisa que qualquer concepção teológica que, em última instância, ponha em dúvida a onipotência de Deus e, especialmente, sua Misericórdia, deve ser considerada inadequada. “Precisamos de um pensamento que saiba apresentar de forma convincente um Deus que ama, que perdoa, que salva, que liberta, que promove as pessoas e as chama ao serviço fraterno”, relata o Papa.
Diante desta riqueza da doutrina da Igreja, o Santo Padre também orienta Dom Víctor Manuel a garantir que os documentos do próprio Dicastério e de outros tenham um adequado suporte teológico. Por fim, Francisco o abençoou nesta nova missão, rogando a intercessão da Virgem Maria, e, como de costume, pediu que o arcebispo não deixe de rezar por ele.
Trajetória de Dom Víctor Manuel
Víctor Manuel Fernández nasceu em 18 de julho de 1962 em Alcira Gigena, província de Córdoba (Argentina). Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1986 para a diocese de Villa de la Concepción del Río Cuarto (Argentina).
Obteve o mestrado em Teologia com especialização bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), e, posteriormente, o doutorado em Teologia na Faculdade de Teologia de Buenos Aires. Sua ordenação episcopal aconteceu em 13 de maio de 2013.
Na Assembleia de 2017 da Conferência Episcopal Argentina, Dom Víctor Manuel foi eleito presidente da Comissão Episcopal de Fé e Cultura (comissão doutrinal). Em junho do ano seguinte, foi nomeado arcebispo de La Plata.
Foi membro do Pontifício Conselho para a Cultura e consultor da Congregação para a Educação Católica. Atualmente é membro do Dicastério para a Cultura e a Educação. Publicou mais de 300 livros e artigos científicos, muitos dos quais foram traduzidos para vários idiomas.