UM ANO DE PRESIDÊNCIA

Padre Wagner: "Eu dei o meu 'sim' confiante na vontade de Deus"

Em entrevista, o atual presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira, conta experiências do seu primeiro ano de mandato

Huanna Cruz
Da Redação

Padre Wagner Ferreira, atual presidente da Canção Nova / Foto: Arquivo Canção Nova

Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, é celebrado o primeiro ano da eleição do Padre Wagner Ferreira como presidente da Comunidade Canção Nova.  Ele foi eleito em 2023 como o primeiro sucessor de padre Jonas Abib, fundador da comunidade,  falecido em dezembro de 2022

Um mês antes, o sacerdote já havia sido eleito para a função de presidente da Fundação João Paulo II, da qual o fundador da Canção Nova também era presidente vitalício. Pelos próximos anos, padre Wagner terá a missão de propagar este carisma inspirado pela ação de Deus no “sim” de Monsenhor Jonas.

Em entrevista exclusiva, padre Wagner Ferreira relembra o momento de sua eleição e fala de seu primeiro ano como presidente da Canção Nova. Leia na íntegra:

notícias.cancaonova — O que foi para o senhor o momento da eleição?
Padre Wagner Ferreira — A eleição foi para mim, sem dúvida, um momento de muita emoção. Sabia que o meu nome estava sendo cotado para essa função tão importante da Comunidade Canção Nova, porém, eleição é eleição com a realidade na qual outros nomes foram cotados para o pleito. Mas, uma vez eleito pelos membros da Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova, me veio um sentimento de não estar devidamente à altura de tamanha responsabilidade, justamente porque Padre Jonas Abib esteve à frente da Comunidade desde quando foi fundada em 1978.

Portanto, eu não me sentia merecedor de assumir uma responsabilidade tão bela, mas também tão exigente, pois eu me interrogava seriamente sobre as minhas reais condições de suceder um santo homem como Padre Jonas. Pronunciei o meu sim com uma profunda confiança na vontade e na graça de Deus, com uma profunda confiança na escolha feita pelos meus irmãos, membros da Assembleia Geral.

Através da eleição, acreditei firmemente que Deus estava manifestando a sua vontade para este tempo da minha vida, do meu ministério sacerdotal e do meu compromisso definitivo com a Canção Nova. Por isso dei o meu sim, como sinal da minha livre obediência à vontade de Deus expressa na votação, na eleição dos membros da Assembleia Geral.

Eu dei o meu sim com uma profunda confiança na vontade de Deus. Deus estava manifestando a mim a sua vontade para este tempo da minha vida e do meu ministério

Depois me veio uma consolação muito grande por causa do apoio dos membros, dos meus irmãos e irmãs da Comunidade Canção Nova. Houve também o apoio dos colaboradores da obra Canção Nova, que vieram me parabenizar. Isso foi um sinal muito bonito e me deu muito conforto, me senti apoiado para poder assumir essa missão, essa responsabilidade.

Além disso, também recebi de diversas instituições da Igreja e instituições civis, muito apoio — inclusive de vários bispos, sacerdotes, congregações religiosas, novas comunidades, Renovação Carismática Católica, da Santa Sé por meio do Dicastério Leigos, Família e Vida e outros órgãos governamentais. Tudo isso, para mim, foi um consolo para que pudesse assumir esta função tão importante da Comunidade Canção Nova.

Padre Wagner Ferreira, juntamente com membros da Canção Nova, durante audiência com Papa Francisco no Vaticano em 27 de maio de 2023 / Foto: Vatican Media

notícias.cancaonova — Quais são os desafios de sua missão?
Padre Wagner — Em relação aos desafios da minha função como presidente da Comunidade Canção Nova, em primeiro lugar o desafio de levar adiante o legado carismático de Padre Jonas, o desafio de expandir este legado carismático, porque o carisma Canção Nova, que Deus suscitou no coração do Padre Jonas como fundador, é um carisma para a Igreja, inclusive quando tivemos, pela graça de Deus, o reconhecimento pontifício da Canção Nova e a aprovação dos estatutos canônicos, ficou evidente que a Canção Nova é um carisma, um dom do Espírito Santo para a Igreja presente no mundo inteiro.

Daí o desafio de expandir, de fazer com que, de alguma forma, o carisma Canção Nova possa chegar a outros lugares para que mais pessoas tenham a graça de ter o encontro pessoal com Cristo Jesus, por meio do batismo no Espírito Santo. Claro que também um outro desafio que eu percebo é o de motivar a Comunidade Canção Nova, os irmãos e irmãs de comunidade a viver com fidelidade o carisma e a missão da Canção Nova, em espírito de unidade e comunhão.

Padre Wagner Ferreira, Eto e Luzia Santiago / Foto: Arquivo Pessoal

A Canção Nova é uma comunidade que cresceu; graças a Deus, temos várias frentes de missão, não apenas aqui no Brasil, mas além-Brasil e daí o desafio de nós todos, pessoal e comunitariamente, vivermos o legado carismático do Padre Jonas em espírito de unidade e comunhão. É claro que não vou inventar a roda, ou seja, em relação às funções do presidente, temos estatutos, um diretório, ou seja, toda uma legislação da comunidade que esclarece bem aquilo que o presidente da Canção Nova deve fazer em seu mandato.

Anseio viver com fidelidade o que já está legislado na Canção Nova, mas, ao mesmo tempo, por ser uma obra de Deus, anseio ser mais ainda um homem de Deus, que busca continuamente em Deus as inspirações para este novo tempo da Canção Nova — esse desafio de ser dócil à vontade de Deus, de discernir quais são os desígnios de Deus para a Canção Nova neste novo tempo.

Neste processo de discernimento, conto com o apoio dos membros do Conselho Geral, dos membros da Assembleia Geral, bem como o apoio e a experiência dos cofundadores da Canção Nova, Wellington Silva Jardim (Eto) e Luzia Santiago, porque eles são os primeiros companheiros de missão do Padre Jonas. E, assim, pela graça de Deus, procurarei levar adiante, com fidelidade, o legado carismático do Padre Jonas.

Notícias.cancaonova — O que o senhor tem aprendido neste tempo?
Padre Wagner — É claro que como presidente da Comunidade Canção Nova tenho aprendido muitas coisas, sobretudo a confiar na Divina Providência. Tive uma convivência de pouco mais de 30 anos com Padre Jonas.

Aprendi muito com o testemunho do Padre Jonas, o testemunho de um homem de Deus, o testemunho de um homem de oração, o testemunho de homem ousado, um testemunho de um homem entregue à vontade de Deus, um testemunho de um homem carismático, o testemunho de um homem fraterno, o testemunho de um homem que, pela graça de Deus, não foi apenas irmão dos irmãos, mas também pai, que procurou manifestar em gestos concretos o amor paterno de Deus.

Padre Wagner e padre Jonas diante da relíquia de Dom Bosco, que peregrinou pelo Brasil em 2009 / Foto: Arquivo Canção Nova

Portanto, na função de presidente, estou aprendendo a viver tudo isso, tendo presente, como referência fundamental, o próprio testemunho do Padre Jonas, fundador da Canção Nova. Mas também, porque nós somos Família Salesiana, tenho aprendido muito do carisma de Dom Bosco, porque o carisma Canção Nova lança raízes no carisma de Dom Bosco, ou seja, não tem como separar a vida, o ministério sacerdotal do Padre Jonas e, consequentemente, a inspiração que ele teve de fundar a Comunidade Canção Nova, do carisma de Dom Bosco.

Por isso, eu tenho aprendido muito do carisma de Dom Bosco, não apenas nas reuniões que tenho participado da Família Salesiana em nível local, nacional e internacional, mas também lendo os escritos de Dom Bosco, da Família Salesiana, pois também isso impactou o legado carismático do Padre Jonas. Tenho aprendido muitas outras coisas, mas penso que essas são as mais significativas para este primeiro ano como presidente.

…eu estou também na minha função de presidente aprendendo a viver tudo isso, tendo presente como referência o próprio testemunho do Padre Jonas

Claro que também não posso deixar de mencionar o quanto tenho aprendido a ser comunitário nas minhas decisões, procurando não tomar decisões de forma isolada, sozinho, mas sempre em comunidade, com o Conselho Geral, com os membros da Assembleia Geral; tenho procurado discernir bem as coisas, as decisões que tenho que tomar em comunidade, seguindo aquilo que Papa Francisco tem ensinado a respeito da Igreja sinodal.

Outra coisa que tenho aprendido é ser pai do ponto de vista espiritual. É claro que Padre Jonas é um pai insubstituível; não tenho a pretensão de ser como ele, mas, ao mesmo tempo, hoje, na função de presidente, sinto também que Deus me chama a exercer essa paternidade junto aos meus irmãos e irmãs da Comunidade Canção Nova. Esses são alguns aprendizados que tenho tido neste primeiro ano como presidente da Comunidade Canção Nova. Como ensinava Padre Jonas: “Deus nos forma na oficina da vida”.

notícias.cancaonova — O que tem sido esse um ano de mandato?
Padre Wagner — Nesse primeiro ano de mandato como presidente da Canção Nova, tenho também vivido a aventura de me doar, antes de tudo para a Canção Nova, para os membros da Comunidade Canção Nova. Eu tenho percebido o quanto a minha vida tem sido uma doação, sem deixar de lado a responsabilidade de cuidar de mim.

O meu cotidiano tem sido uma doação contínua, mesmo nos momentos de descanso, mesmo nos momentos de lazer, eu penso a Canção Nova, eu rezo a Canção Nova, quando eu celebro a Santa Missa, eu coloco no mistério eucarístico de Cristo Jesus a Canção Nova.

O presidente, padre Wagner Ferreira e o vice-presidente, padre Donizete Heleno Ferreira e demais membros da CN orando ao lado do túmulo do Monsenhor Jonas Abib / Fotos: Larissa Ferreira

Vivo também a aventura de fazer a Canção Nova ser ainda mais conhecida, pela Igreja, pelas instituições da igreja, pelas instituições civis… Têm sido uma aventura participar de algumas cerimônias, por exemplo, civis, onde a Canção Nova ainda não é tão conhecida. Tudo isso porque o carisma possa alcançar outras realidades sociedade civil, de modo a contribuir com a ação evangelizadora da Igreja, para que Jesus seja conhecido, seja amado, que Jesus Cristo seja proclamado como Senhor e Salvador.

notícias.cancaonova — Suceder o Padre Jonas acredito que seja uma tarefa muito difícil. Mas, enquanto comunidade, quais são as pessoas que mais o ajudaram nesta tarefa?
Padre Wagner — Ainda tenho um pouco de dificuldade de dizer que sou o sucessor do Padre Jonas. No ano de 1985, Padre Jonas escreveu um documento para os membros da Comunidade Canção Nova, um documento interno, que se chama “Canção Nova é uma fundação”. Nesse documento, ele expressa o quanto foi difícil para ele aceitar ser chamado de ‘fundador’. Com o passar do tempo, Deus o convenceu e por isso depois ele aceitou, sem perder a humildade, sem se deixar levar pelo orgulho ou por um status de usar o nome de fundador.

Toda a Canção Nova, todos os membros da Canção Nova são chamados a ser sucessores do Padre Jonas justamente porque todos nós somos chamados a levar adiante a viver com fidelidade o legado carismático do Padre Jonas

Padre Jonas, portanto, aceitou e assumiu o ser fundador e isso foi muito bom para a Canção Nova. Para mim, também ainda é difícil aceitar quando as pessoas me chamam de sucessor do Padre Jonas. Tenho presente que toda a Canção Nova, todos os membros da Canção Nova, são chamados a serem sucessores do Padre Jonas, justamente porque todos nós somos chamados a levar adiante, a viver com fidelidade o legado carismático do Padre Jonas.

Não posso, porém, negar que sucedi Padre Jonas como primeiro presidente da Comunidade Canção Nova. E, nesse sentido, conto com muitos irmãos que me ajudam nessa árdua tarefa de presidir a Comunidade Canção Nova no dia a dia. Como já disse, conto com meus irmãos do Conselho Geral e que, graças a Deus, estamos muito unidos, temos trabalhado em profunda unidade e comunhão.

Destaco também o apoio do vice-presidente, padre Donizete Heleno, que tem me ajudado muito no governo da Comunidade Canção Nova, além de toda a equipe de assessoria, de secretariado, de vários departamentos que me ajudam no dia a dia nos trabalhos próprios da presidência. E a todos, eu agradeço profundamente todo empenho para se cultivar a comunhão e a unidade. Depois, como já mencionei, eu tenho a referência fundamental dos cofundadores da Canção Nova, o Eto e a Luzia que me ajudam nesta árdua tarefa de suceder Padre Jonas.

Padre Donizete Heleno Ferreira e padre Wagner Ferreira durante cerimônia de posse na presidência da Canção Nova / Foto: Bruno Marques

Enfim, agradeço profundamente a todos que me ajudam na realização da função de presidente da Comunidade Canção Nova. Peço encarecidamente a todos que rezem por mim, pois quero cumprir com fidelidade a missão que o Senhor me confiou neste tempo de mandato; que eu possa realmente levar adiante o legado carismático do Padre Jonas.

Notícias.cancaonova — Neste tempo, o que o senhor considera surpreendente?
Padre Wagner —  Em primeiro lugar, tenho que destacar o profundo afeto que o povo de Deus tem manifestado em relação ao Padre Jonas. Ele faleceu em 12 de dezembro de 2022, e seu corpo foi sepultado em uma sala dentro do complexo do Santuário do Pai das Misericórdias.

Como temos visto, seu túmulo tem sido motivo de visitação de muita gente, isso é para mim surpreendente. É claro que pela convivência que tive com o Padre Jonas, não duvido do quanto ele foi um homem de Deus. Eu conheci muito bem o Padre Jonas e trago comigo, em grata e terna memória, os momentos lindos que vivi a seu lado e por isso não deixo de acreditar que ele foi um homem dedicado a Deus. Mas é surpreendente perceber como estão chegando ao meu conhecimento o relato de pessoas que eu nem conhecia e que de um modo tão bonito partilha que certa pregação do Padre Jonas ajudou aquela pessoa na sua fidelidade a Deus, na realização de sua vocação cristã. Isso pra mim é surpreendente, pois Padre Jonas alcançou pessoas que não são propriamente membros da comunidade.

Outra coisa que pra mim é surpreendente: perceber a forma como os membros da Canção Nova estão respondendo com maturidade, estão vivendo, estão testemunhando concretamente a alegria de ser Canção Nova. Sempre me perguntava: ‘meu Deus, o que será feito da Canção Nova depois que o Padre Jonas falecer?’. Às vezes vinha, em meu pensamento, que muitos membros da comunidade a deixariam. Mas, graças a Deus, não é isto que estou vendo. Eu achava que o falecimento do fundador poderia ser motivo para que tantas pessoas abandonassem a comunidade. Mas não é isso que tem acontecido, muito pelo contrário. Impressiona-me quantas pessoas, quantos jovens estão buscando a Canção Nova para fazer um caminho de discernimento vocacional.

Nesse primeiro ano de mandato como presidente da Canção Nova, tenho também vivido aventura de me doar, antes de tudo para a Canção Nova, para a Comunidade Canção Nova

Portanto, tenho me surpreendido com a fidelidade dos meus irmãos e irmãs da Comunidade, os membros do núcleo, os membros do Segundo Elo… louvo a Deus por esse belo testemunho que os membros da Canção Nova estão dando, verdadeira fidelidade ao legado carismático do Padre Jonas Abib. Também diria que é surpreendente perceber o valor que tem a Canção Nova para muitas instituições de Igreja, para muitas instituições civis.

Como presidente, como tenho que me relacionar com muitas instituições, tenho que ser também RP [relações públicas], é impressionante perceber o testemunho de muitas pessoas em relação ao fato de que a Canção Nova é um dom de Deus, um dom precioso de Deus para o benefício de muitas instituições.

Biografia de Padre Wagner Ferreira

Padre Wagner Ferreira da Silva nasceu no dia 28 de outubro de 1971 na capital do Rio de Janeiro. Ingressou na Comunidade Canção Nova em 1992 no modo de compromisso do Núcleo. Estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (atual Faculdade Dehoniana), em Taubaté (SP).

Foi ordenado diácono no dia 25 de julho de 1999 e presbítero no mesmo ano, no dia 27 de dezembro. Escolheu como lema das ordenações diaconal e sacerdotal a frase de Jesus dita aos seus discípulos: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo 4,34).

Em Roma, fez Mestrado em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana, entre outubro de 2000 e junho de 2002. Na mesma instituição italiana, cursou Doutorado, também em Teologia Moral, entre outubro de 2005 e fevereiro de 2009. Ainda na capital italiana, fez pós-graduação em Bioética pelo Pontifício Ateneo Regina Apostolorum, de outubro de 2005 a junho de 2007. No Brasil, fez pós-graduação em Counseling pela Faculdade Vicentina de Curitiba (PR), de 2013 a 2015, entre outros cursos.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo