Padre Pio esforçou-se por aliviar os sofrimentos e misérias de tantas famílias, por isso, ainda hoje, obras de caridade recebem o seu nome
Huanna Cruz
Da Redação
Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968) foi um sacerdote católico italiano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em 2002, foi canonizado pelo Papa João Paulo II, como São Pio de Pietrelcina. O santo é celebrado pela Igreja neste sábado, 23.
Depois da Ordenação Sacerdotal, recebida no dia 10 de agosto de 1910 em Benevento, ficou com sua família até 1916, por motivos de saúde. Em setembro desse mesmo ano, foi mandado para o convento da cidade italiana de São Giovanni Rotondo. O momento mais alto da sua atividade apostólica era aquele em que celebrava a Santa Missa, os fiéis que dela participavam, pressentiam sua espiritualidade. Padre Pio dedicou-se ao Ministério da Confissão, para aliviar os sofrimentos dos fieis. Passava 14 horas por dia no confessionário.
No campo da caridade social, Padre Pio esforçou-se por aliviar os sofrimentos e misérias de tantas famílias, principalmente com a fundação da Casa Sollievo della Sofferenza (Casa Alívio do Sofrimento). Dedicou sua vida a fazer a caridade. A obra tornou-se referência em toda a Europa. Também aqui no Brasil muitas obras sociais com intuito de aliviar os sofrimentos e misérias de tantas famílias recebe o nome do santo. É o caso da Fundação Padre Pio e do Centro Médico Padre Pio.
Fundação São Padre Pio
A Fundação São Padre Pio de Pietrelcina nasceu em outubro de 2008 para ser mantenedora dos projetos sociais da Comunidade Filhos da Misericórdia. Foi idealizada pelo Padre George Batista (fundador da Comunidade Filhos da Misericórdia) e por Lidiane Ferreira de Oliveira (co-fundadora da Comunidade Filhos da Misericórdia).
Segundo a missionária Maria Emanuelly Menezes Pessoa de Souza, que é vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação, Padre Pio é um dos santos inspiradores da Comunidade Filhos da Misericórdia. Sua vida de obediência e amor à Igreja e também aos pobres, tendo como exemplo o hospital fundado por ele, os levou a dar seu nome à Fundação.
“Padre Pio é nosso santo inspirador, ou seja, inspira nossas ações e o cuidado com cada irmão que sofre, com os transpassados. Padre Pio nos ensina a mergulhar no mistério Eucarístico com profundo amor e radicalidade”, enfatiza.
Maria Emanuelly explica que o trabalho da Fundação é acolher crianças e adolescentes em situação de risco social e ou pessoal, crianças com necessidades especiais, pessoas em situação de rua e idosos, voltado para uma perspectiva de desenvolvimento integral desses segmentos com a adoção de ações efetivas que resgatem a autoestima e a conquista da cidadania.
A sede da Fundação é na cidade de João Pessoa (PB). Há outras unidades em Pedras de Fogo (PB), Cerro Largo (RS), Salvador das Missões (RS) e Santa Rosa (RS).
Centro Médico Padre Pio
O Centro Médio Padre Pio, mantido pela Fundação João Paulo II, completa 27 anos em 2023. Segundo a gerente, Marcela Martins, assim como na história da Canção Nova, não havia um projeto de criação para essa iniciativa. Não havia um local para atendimento para visitantes ou população local, apenas uma modesta sala para atendimento de Medicina do Trabalho. Era uma iniciativa que atendia peregrinos que iam a Cachoeira Paulista para os eventos. Porém, o atendimento aumentava, os acampamentos de oração cresciam bastante e o serviço do então “postinho”, como carinhosamente era chamado, foi crescendo com doações.
Foi no ano de 1999 que a iniciativa ganhou o nome de “Posto Médico Padre Pio”, por inspiração de Luzia Santiago, co-fundadora da Comunidade Canção Nova. Depois de visitar a Itália e conhecer São Giovanni Rotondo, houve o desejo de estruturar melhor o serviço que era oferecido em Cachoeira Paulista. Foi quando o então prefeito de Cachoeira Paulista colocou à disposição da Comunidade Canção Nova o prédio onde hoje está localizado o Centro Médico.
“Creio que Padre Pio é o nosso Padrinho, com ele vamos aprendendo a viver a misericórdia para sermos misericórdia para aqueles que nos procuram. De um jeito ou de outro ele sempre se faz presente e nos momentos mais difíceis vejo-o me sustentando e sustentando a obra. Escolhemos o dia dele para comemorar anualmente também o nosso dia, então neste dia 23 de setembro o Centro Médico comemora 27 anos”, enfatiza.
A missão do Centro Médico Padre Pio é acolher, com respeito e dedicação, aqueles que procuram o serviço, prestando atendimento humanizado, enxergando cada paciente de maneira pessoal e em sua totalidade. E isso mantendo os compromissos de caráter social e filantrópico que caracterizam a instituição – a formação de homens novos para o mundo novo.
“A partir do carisma Canção Nova somos convidados a promover o encontro pessoal com Jesus na eficácia do Espírito Santo a todos aqueles que atendemos. Quando perguntei ao Padre Jonas o que era para ele o Centro Médico, ele disse ‘é a Misericórdia do Senhor na Canção Nova, muito mais do que atender pessoas, cuidar de dentes, vocês são a misericórdia de Deus no carisma Canção Nova para todos que atendem’, e é assim que seguimos nossa missão e o nosso trabalho. Muito mais que atender uma pessoa na sua enfermidade, nós olhamos a pessoa como um todo (o que tecnicamente chamamos de abordagem personalista) no que ela traz bio-psico-socio-espiritual, e ainda mais, como um filho/filha de Deus que precisa ser alcançado pela misericórdia do Pai”.
Casa para Alívio do Sofrimento (Casa Sollievo della Sofferenza)
A Casa Sollievo della Sofferenza, Hospital em San Giovanni Rotondo fundado por Padre Pio e inaugurado em 1956, é hoje uma importante realidade na área da saúde a nível nacional e internacional, conhecido em todo o mundo como Hospital Padre Pio.
Situado a poucas dezenas de metros do Convento dos Frades Capuchinhos, onde viveu e morreu São Pio da Pietrelcina, o hospital surge como um conjunto de edifícios que cobrem uma área de aproximadamente 100.000 metros quadrados, distribuídos entre o complexo hospitalar principal, incluindo o corpo monumental, a Policlínica “João Paulo II” e o Centro de Investigação ISBREMIT. Além disso, há outras estruturas ligadas a ele fora de São Giovanni Rotondo.
O hospital funciona no âmbito do Serviço Nacional de Saúde italiano como um hospital religioso classificado como altamente especializado, reconhecido como hospital científico e instituto de tratamento por decreto dos Ministérios da Saúde e da Universidade e Investigação Científica de 16 de julho de 1991.
A classificação como instituto científico representou o reconhecimento oficial e a concretização operacional do pensamento do Fundador que, já há mais de 60 anos no seu inspirado plano, tinha compreendido como a investigação era parte integrante do empenho profissional dos médicos em geral, em particular daqueles da “Casa”, e parte ativa do progresso científico.