Santo da Alegria

Padre no Dia de São Filipe Neri: cultivar a alegria; a tristeza adoece

São Filipe Neri é conhecido como o Santo da Alegria; Sacerdote e psicóloga comentam importância de buscar viver a alegria

Verônica Suênia,
Da redação

Estátua de S.Filipe Neri em Turim, Itália – Foto: Bohumil Petrik/CNA

Nesta quinta-feira, 26, a Igreja celebra São Filipe Neri, conhecido como o Santo da Alegria. Ele tem uma frase famosa que traduz bem sua marca: Longe de mim o pecado e a tristeza!”.

O missionário da Comunidade Canção Nova padre Márcio Prado afirma que este santo trazia uma alegria contagiante na sua vida e no seu jeito de evangelizar. 

“Podemos dizer que ele é um ícone da alegria, que deu esperança aos jovens e crianças que cruzaram com ele, e contagiou com a alegria de Cristo através das brincadeiras.”

Padre Márcio também destaca que uma pessoa alegre consegue viver melhor. “Mesmo tendo dificuldades, com alegria supera melhor os problemas e vive com mais qualidade.” 

Efeito da alegria

A psicóloga Rafaela Rodrigues também explica que a alegria é crucial na vida das pessoas, porque o sorriso coloca a dor no lugar dela. 

“A alegria causa na pessoa bem-estar, realização, organização do corpo e equilíbrio nas emoções”, frisa.

Rafaela diz que quando vivemos experiências que causam alegrias – contatos com pessoas queridas, amigos, família, atividade física, boas ações, dormir bem, momentos de lazer, de cuidados pessoais, tudo isso ajuda o corpo todo. Com essas experiências, o corpo libera a serotonina, adrenalina, dopamina, que são hormônios neurotransmissores e regulam o humor. 

Leia mais
.: Filipe Néri é o santo da alegria que conforta, afirma Papa Francisco
.: 
Igreja comemora 500 anos do nascimento de S. Filipe Neri

Ela explica que a tristeza também faz parte da constituição humana e é uma forma de resposta do corpo. É a reação de uma situação desagradável, uma decepção, uma perda, ou consequência de uma raiva. “Está ligada ao cortisol, quando estamos em perigo, sentimos medo, ansiedade e degrada o humor”, comenta.

“Temos as duas potencialidades. Mas a tristeza se torna muito prejudicial quando ela começa a conduzir a pessoa. Gera solidão, culpa, angústia, falta de autoestima. É preciso saber lidar com a tristeza, mesmo sentindo-a, deixar que ela passe.”

A alegria na Bíblia

Padre Márcio lembra que a alegria vem de Deus e está em várias passagens bíblicas. “O Senhor se manifesta dessa forma, destacando a alegria. Na Bíblia, vemos trechos desde o Antigo ao Novo Testamento.”

O salmista destaca: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor” (Sl.122). Depois, quando o anjo faz o anúncio a Maria também com essa expressão “Alegra-te cheia de graça…” (Lc.1,26). Depois, quando Maria encontra sua prima, o Evangelho narra a saudação de Isabel que disse que a criança estremeceu de alegria no seu ventre (Lc.1,44). E posteriormente nas Cartas de Paulo: “Alegrai-vos no Senhor, repito alegrai-vos.” (Fl.4,4) 

“Então, a alegria é um dom de Deus, uma graça dada a todos, e devemos cultivar a alegria, principalmente os cristãos. Quem cultiva tristeza adoece”, sublinha. Para Filipe Neri, o caminho do céu foi apresentado com alegria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo