Combate ao câncer

Papa: luta contra tumores é uma forma de caridade social

Papa recebeu em audiência membros da Liga Italiana de Luta contra os Tumores

Da Redação, com Vatican News

A Liga Italiana de Tumores completa 100 anos e comemorou o aniversário em audiência com o Papa Francisco nesta sexta-feira, 4. Segundo Francisco, o organismo é precursor histórico dos cuidados paliativos atuais, tão importantes e preciosos.

O Pontífice destacou a necessidade de fazer-se próximo, tendo em vista uma sociedade marcada pela cultura da indiferença. Para a associação, isso significa estar perto dos doentes de câncer, que encontraram ainda mais dificuldades neste tempo de pandemia.

Confira também
.: ONG doa perucas para mulheres em tratamento contra o câncer

“Também significa estar ao lado dos familiares dos pacientes com câncer, que precisam de apoio competente e eficaz. Por fim, significa estar perto dos profissionais de saúde, que também foram severamente provados pelas difíceis condições em que tiveram que trabalhar”, disse Francisco.

Caridade social e direito a cuidados

O Papa recordou que a pandemia também atrasou os processos de prevenção e diagnóstico. Isso teve consequências óbvias principalmente no tratamento da doença. Além disso, reflexos na paz de espírito das famílias e da sociedade como um todo. “Isto também exige mais prevenção e atenção a partir de agora”.

“O seu compromisso é uma forma de caridade social, que vocês exercem de forma associativa, colaborando com órgãos públicos e privados e com o setor de voluntariado. O associacionismo é um testemunho importante diante da indiferença, diante de uma mentalidade que gostaria de excluir quem não é perfeito. Tal testemunho requer formação. Não basta “fazer”, é preciso educar-se, formar-se, para responder à cultura do descarte, que tende a marginalizar a vulnerabilidade, a fragilidade e o sofrimento”.

Francisco recordou ainda que o direito ao cuidado e ao tratamento para todos deve ser sempre privilegiado. Isso é importante especialmente para que os mais frágeis, especialmente os idosos e os doentes, nunca sejam descartados. “Mesmo no sofrimento e na doença somos plenamente homens e mulheres, sem diminuição, reconhecendo-nos nessa totalidade psicofísico-espiritual típica apenas da pessoa humana”.

O Papa concluiu incentivando a Liga Italiana de Luta contra os Tumores a ir adiante em seu serviço às pessoas, fiel ao seu slogan: “Prevenção é viver”. “Que São Leopoldo Mandić, padroeiro dos doentes de câncer, os acompanhe.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo