Sacerdote foi eleito após encontro on-line dos Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias do Continente Americano
Da redação, com POM
Nesta quinta-feira, 11, os Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias do Continente Americano se encontraram de forma on-line. Escolheram padre Maurício Jardim, Diretor Nacional das POM no Brasil, como o novo coordenador da instituição para a América, por um período de três anos.
A eleição foi realizada após o comunicado do Diretor Nacional das POM do Uruguai, que apresentou a sua renúncia à Direção Nacional do seu país. Após nove anos à frente da entidade no Uruguai e quatro anos ao serviço da coordenação continental, padre Leonardo Rodriguez deixa a coordenação ao decidir iniciar uma experiência de vida eremítica.
Padre Leonardo destacou a importância da articulação continental na animação do serviço das POM. “A coordenação continental das POM traduz-se num forte empenho no serviço da fraternidade, na comunhão e na animação das iniciativas que a Assembleia Geral realiza nas suas sessões anuais, bem como no acompanhamento das inquietações e necessidades através do vínculo com a Presidência e o Secretariado Internacional das POM. Os diretores, durante a eleição, ao pensar em padre Maurício para este serviço consideraram a personalidade, experiência e sabedoria como garantia de um período fecundo” destacou.
Assumindo a função
Padre Maurício Jardim lembrou as motivações para assumir essa função em um tempo de celebrações importantes para a caminhada das POM. “Com surpresa e temor aceitei este novo desafio missionário às POM das Américas em espírito de fraternidade universal, serviço e comunhão. Este serviço surge às vésperas de importantes celebrações que marcam o carisma fundacional das POM: os 200 anos da POPF, os 100 anos do caráter Pontifício, os 150 anos no nascimento do beato Paulo Manna, a beatificação de Pauline Jaricot e os 400 anos da Congregação para Evangelização dos Povos”.
Segundo o sacerdote, o ano de 2022 com todas estas celebrações, nos coloca em contínuo processo de renovação que nos faz olhar com mais atenção para o testemunho da serva de Deus Paulina Jaricot. “Ela, a partir de uma fé madura, entrega sua vida à causa missionária aberta à universalidade, criando uma rede oração e solidariedade para sustentar a missão universal”.
“Além destes motivos que impulsionam o processo contínuo de renovação das POM, estamos caminhando rumo ao CAM 6 que será acolhido em Porto Rico em 2024. Agradeço a confiança de todas as direções nacionais que me confiaram esta nova responsabilidade, que espero assumir com paixão a causa missionária. Que nossa vida de fé, missão e universalidade marquem o itinerário de aprofundamento de nosso carisma que está à serviço do Papa e das Igrejas locais”, destacou padre Maurício.