Mês Vocacional

Em Moçambique, POM acompanha jovens em discernimento vocacional

Equipe Missionária realiza trabalho no Lar Vocacional; desde 2009, local acolhe jovens meninos que se sentem vocacionados ao sacerdócio

Da redação, com POM

Jovens de Moçambique no Lar Vocacional/ Foto: POM

Foi o contexto de carência do clero diocesano na Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique, que motivou a criação do Lar Vocacional pela equipe missionária de Moma, há 12 anos. O espaço garante o estudo e o acompanhamento de jovens meninos que se sentem vocacionados ao sacerdócio. Local tem capacidade para acolher 10 jovens anualmente.

Uma Equipe Missionária e lideranças das paróquias de Micane e Larde auxiliam nas atividades do Lar Vocacional. 

Na realidade do Distrito, a única escola Secundária (o correspondente ao Ensino Médio), está localizada na Vila de Moma. Ela atende uma população de mais de 300 mil habitantes. Por isso, os jovens que desejam seguir o sacerdócio são acompanhados pelo animador do Ministério das Vocações em sua comunidade no interior e depois são encaminhados para viverem no Lar. No local, eles permanecem frequentando a escola regular para a continuidade dos estudos.

Caminho vocacional

Padre Luiz Weber, que integra a equipe missionária em Moma, explica que “o acompanhamento se dá por parte da Equipe Missionária no atendimento individual, orações coletivas, estudos e celebrações eucarísticas internas. Assim, é possível que os jovens façam uma caminhada de discernimento neste período”, ressalta.

O missionário explica ainda que o acompanhamento busca garantir que completem o estudo e que possam escolher se desejam ingressar no seminário arquidiocesano ou em alguma congregação.

Leia mais
.: Mês Vocacional é oportunidade de experiência de encontro com Jesus

Atualmente o Lar conta com 9 meninos que estão sendo acompanhados desde 2020. No ano passado as aulas foram interrompidas e os mesmos vocacionados voltaram ao Lar este ano para seguirem o acompanhamento.

As paróquias de São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo Apóstolo de Larde já contam com mais de 20 seminaristas nas diferentes etapas de formação e congregações.

Seminarista em Maputo

O seminarista diocesano, Selemane Alfredo Amade, viveu no Lar nos anos de 2012 e 2013 e atualmente está cursando o primeiro ano de Teologia em Maputo, a capital do país. Ele relata:

“oOLar Vocacional foi muito importante para mim, é lá onde aprendi a viver e conviver com os outros, em comunidade, fora da minha família habitual, formando uma nova família em Cristo. Aprendi primeiramente no Lar a vida comunitária que me ajudou muito a inserir-me rapidamente aqui no Seminário e que a mesma vida será até mesmo enquanto sacerdote na paróquia e na diocese. No Lar também aprendi a relação com os outros, os estudos mais concentrados, a prática da oração, a ajuda mútua entre estranhos, a reavivar mais o dom da minha vocação. Em suma, é o primeiro lugar de encontro do vocacionado consigo mesmo, com os outros e com Cristo, é também um lugar de formação dos jovens de forma mais ampla, para serem mais humanos, mais cristãos e mais estudiosos. Por isso é um lugar muito importante para a vida dos jovens.”

O vocacionado, Segunda Ussene Muataliwa, vive atualmente no Lar e está cursando a 12ª classe, último ano da escola. Ele também partilha sua impressão sobre o tempo na casa: “Para mim é importante viver no Lar Vocacional porque é um lugar que eu posso encontrar o meu objetivo de ser padre e também aprender outros ensinamentos com a Equipe Missionária”, destaca o jovem.

Apoio das POM

A sustentabilidade do Lar Vocacional é garantida pelo Regional Sul 3 da CNBB, através da Coleta de Pentecostes e de doações particulares. Pela dificuldade de realização da Coleta no último ano, o Conselho Missionário do Rio Grande do Sul recorreu este ano a um projeto junto as Pontifícias Obras Missionárias, que atenderam prontamente ao pedido.

O repasse do projeto no valor de U$ 3.000,00 possibilita a continuidade das ações neste ano de 2021 e a segurança de que o acompanhamento está garantido aos 9 jovens até o fim do ano, prevendo manutenção da casa, alimentação, ajudo para os estudos e transporte e outras despesas necessárias

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo