Santos Arcanjos

Padre aos casais: rezar pedindo a proteção de São Rafael, anjo da família

Celebrado neste domingo, 29, São Rafael não é somente o anjo da cura, mas também do matrimônio e da Divina Providência; padre e membro do Apostolado de São Rafael refletem sobre o arcanjo

Julia Beck
Da redação

Imagem de São Rafael /Foto: Gabriel Fontana

São Rafael é o anjo da família, da prosperidade, cura de Deus, também considerado o anjo dos exorcistas e da providência. Assim o professor católico, doutorando em teologia e filosofia em Roma e membro do Apostolado de São Rafael, Rafael Brito, define o arcanjo celebrado neste domingo, 29, juntamente com São Gabriel e São Miguel.

No livro de Tobias é possível conhecer a história de Tobit (seu pai) e também o encontro entre o narrador e Sara (sua esposa). É neste contexto bíblico que São Rafael é inserido. Em ambas, o arcanjo se destaca como um enviado por Deus para curar Tobit e Sara.

“No mesmo instante, a oração deles dois foi ouvida na presença da glória de Deus, e Rafael foi enviado para curar ambos” (Tb 3,16-17a)

O primeiro rogou a Deus após perder a visão – depois de anos sendo perseguido por sua bondade e caridade. Sara orou com o coração aflito, já que havia se casado sete vezes e em todas elas os maridos faleceram antes de se unirem a ela (um espírito maligno, Asmodeu, a atormentava e fazia com que isso acontecesse).

Arcanjo segundo o livro de Tobias

“Depois que Tobit ficou cego, ele conduz Tobias a buscar a grande soma de dinheiro que tinha sido emprestada”, recorda Brito. Tobias obedeceu o pai e fez conforme ele pediu. No caminho, encontrou um jovem de belo aspecto, sem saber que era um anjo de Deus. Ao conversar com o mesmo, ficou sabendo que Rafael ia justamente para aquela direção. Pediu-lhe que o levasse até a casa do homem aonde devia fazer a cobrança, Gabael.

Durante a viagem, enquanto descansavam à beira de um rio, um peixe atacou Tobias. Rafael lhe deu a seguinte orientação: “Pega esse peixe e retira o fel dele, pois será o remédio para seu pai”. O arcanjo também contou a Tobias a respeito de uma moça chamada Sara, filha de um parente de seu pai, chamado Raguel, e o convidou para irem juntos até sua casa.

Chegando lá, Tobias se apresentou e contou a respeito de seu pai, provocando imensa alegria em Raguel. Este ficou tão surpreso, que lhe ofereceu um jantar, mas antes de sentar-se à mesa, Tobias pediu a ele que lhe desse sua filha, Sara, em casamento. Raguel aceitou e o casamento se realizou naquela mesma noite (cf. Tb 7, 1-20). Durante três noites, apenas dormiram juntos, orando ao Senhor, aguardando a hora de poderem se unir como marido e mulher. Depois, retornaram para casa, e a primeira coisa que Tobias fez foi pegar o fel do peixe e passar nos olhos de seu pai, como Rafael havia dito. O pai foi milagrosamente curado (cf. Tb 11, 1-17).

Ao encontrarem São Rafael para agradecer pelas graças recebidas, o arcanjo apresentou-se e afirmou:  “Deus enviou-me para curar-te, bem como a Sara, tua nora. Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença” (Tb 12,11a.12-15).

Deus cura

Rafael Brito /Foto: Arquivo pessoal

Brito explica que o nome Rafael quer dizer, justamente, “Deus cura”. Logo, por isso os fiéis recorrem ao arcanjo “para pedir a cura física, não somente, mas também a espiritual”. “São Rafael traz a cura de Deus, portanto, o próprio Deus. A cura de Deus está com ele e nele”, reforça.

No livro de Tobias, o professor católico enfatiza que São Rafael ensina o poder de se relacionar, adorar e amar a Deus. “Ele reordena também interiormente aquilo que foi destruído, como fez com Sara, libertando-a da depressão (…). Então nós devemos recorrer a ele para pedir também a cura e a intimidade com Deus”.

O padre da Obra dos Santos Anjos, Fidelis Stockl, ORC, conta que o arcanjo também está ligado aos sacramentos da confissão, unção dos enfermos e matrimônio – porque ajudou Tobias a encontrar Sara, além de afastar a influência do demônio do relacionamento.

Os relacionamentos conjugais que Sara teve, antes de unir-se a Tobias, não eram segunda a vontade de Deus, explica o sacerdote. “Eram inspirados pela vontade da carne, e São Rafael ensina que o matrimônio deve ser segundo a vontade de Deus”.

“Assim, São Rafael se torna o anjo do matrimônio e da família. Sempre recomendo aos casais para que rezem pedindo a intercessão do arcanjo e aos solteiros para que recorram a ele para encontrarem seu futuro esposo e sua futura esposa”.

Chefe dos anjos da guarda

De todos os arcanjos, São Rafael, à luz da bíblia, é o que fica mais de 14 dias caminhando com Tobias, sendo o anjo que mais conviveu com os seres humanos.

“Portanto, é considerado o chefe dos anjos da guarda, primeiro porque ele é modelo de anjo da guarda que conduz, que ilumina, que demonstra o afeto. E, ao mesmo tempo, São Rafael é o arcanjo mais próximo a nós, portanto, ele também é aquele que vem e nos ensina sobre o mundo angélico”, sublinha Brito.

Divina Providência e protetor dos viajantes

A ligação de São Rafael com a Divina Providência está justamente no fato de Tobias ter saído de casa completamente na miséria e voltado trazendo toda a providência que estava longe.

“São Rafael vai interceder pela providência, vai interceder pelo trabalho, vai interceder pelo relacionamento entre os familiares. Então, portanto, sim. Se você está precisando de um trabalho, melhorar as suas finanças, peça a São Rafael”, indica Brito.

O arcanjo também é padroeiro dos viajantes. Ao utilizar o termo padroeiro, o doutorando em teologia e filosofia reforça que é possível também associar à ideia de protetor. Sendo assim, São Rafael é aquele que cuida dos viajantes.

 “Quando você, por exemplo, for fazer uma viagem, peça a intercessão de São Rafael para que ele te proteja, para que a viagem seja feita na proteção de Deus. Ele vai te livrar de acidentes e de outras situações”.

Oração a São Rafael

São Rafael Arcanjo,
vós, flecha de amor e remédio do amor de Deus, — nós vos suplicamos, feri o nosso coração com o amor ardente de Deus e nunca deixeis que esta ferida sare, para que, também no dia a dia, permaneçamos sempre no caminho do amor e tudo vençamos através do amor!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo