Nomeação ad interim

Órgão vaticano para Desenvolvimento Humano tem nova gestão provisória

Superiores do órgão vaticano colocaram seus mandatos nas mãos do Papa ao chegarem ao fim dos cinco primeiros anos de atividade

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O órgão vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral está sob nova gestão provisória. Nesta quinta-feira, 23, um comunicado da Santa Sé informa que o Papa Francisco confiou a gestão ad interim do dicastério ao Cardeal Michael Czerny, como Prefeito, e à irmã Alessandra Smerilli FMA como secretária, a partir de 1º de janeiro de 2022. 

Até então, o órgão era dirigido pelo Cardeal Peter Turkson, que exercia a função de Prefeito. Os superiores do dicastério colocaram seus mandatos à disposição do Santo Padre tendo em vista o término dos primeiros cinco anos de atividade, com estatutos ad experimentum (tempo de experiência), e após a visita de avaliação realizada no verão passado.

Esse dicastério – um dos departamentos do Vaticano – teve sua criação anunciada em agosto de 2016, pelo Papa Francisco. Resultado da fusão de quatro Pontifícios Conselhos pré-existentes, o novo organismo entrou em ação em janeiro de 2017. Sua atuação é na área de assuntos relacionados à migração, aos necessitados, enfermos e excluídos, marginalizados, vítimas de conflitos armados e desastres naturais, prisioneiros, desempregados e vítimas de qualquer forma de escravidão e tortura.

Segundo o comunicado emitido hoje, o Papa Francisco agradece ao Cardeal Turkson e seus colaboradores pelo serviço desenvolvido. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo