Superiores do órgão vaticano colocaram seus mandatos nas mãos do Papa ao chegarem ao fim dos cinco primeiros anos de atividade
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O órgão vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral está sob nova gestão provisória. Nesta quinta-feira, 23, um comunicado da Santa Sé informa que o Papa Francisco confiou a gestão ad interim do dicastério ao Cardeal Michael Czerny, como Prefeito, e à irmã Alessandra Smerilli FMA como secretária, a partir de 1º de janeiro de 2022.
Até então, o órgão era dirigido pelo Cardeal Peter Turkson, que exercia a função de Prefeito. Os superiores do dicastério colocaram seus mandatos à disposição do Santo Padre tendo em vista o término dos primeiros cinco anos de atividade, com estatutos ad experimentum (tempo de experiência), e após a visita de avaliação realizada no verão passado.
Esse dicastério – um dos departamentos do Vaticano – teve sua criação anunciada em agosto de 2016, pelo Papa Francisco. Resultado da fusão de quatro Pontifícios Conselhos pré-existentes, o novo organismo entrou em ação em janeiro de 2017. Sua atuação é na área de assuntos relacionados à migração, aos necessitados, enfermos e excluídos, marginalizados, vítimas de conflitos armados e desastres naturais, prisioneiros, desempregados e vítimas de qualquer forma de escravidão e tortura.
Segundo o comunicado emitido hoje, o Papa Francisco agradece ao Cardeal Turkson e seus colaboradores pelo serviço desenvolvido.