Igreja

Papa nomeia religiosa para dicastério vaticano e comissão da covid-19

Irmã Alessandra Smerilli foi nomeada para o Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral

Da redação, com Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral

Irmã Alessandra Smerilli, nova secretária ad interina do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral / Foto: Reprodução Youtube

O Papa Francisco nomeou a Irmã Alessandra Smerilli como Secretária ad interina do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e como Delegada da Comissão Covid-19 do Vaticano.

O Santo Padre dispôs que a direção da Comissão do Vaticano Covid-19 seja composta pelo Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, a Rev. Irmã Alessandra Smerilli, F.M.A., Secretária Interina, e a Rev. Pe. Fabio Baggio, C.S., Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados.

Nascida em Vasto (Chieti), Itália, em 1974, a Irmã Smerilli serviu como subsecretária do Dicastério desde março de 2021, bem como coordenadora da Força-Tarefa de Economia da Comissão Covid-19 do Vaticano.

O Cardeal Prefeito e todo o Dicastério apresentam as suas felicitações e os melhores votos de uma frutuosa parceria ao serviço da Igreja universal e da humanidade.

Agradecimentos

“Agradeço ao Santo Padre – diz Irmã Alessandra Smerilli – pela exigente tarefa que me chamou a assumir, e rogo ao Senhor que me ajude a honrar este apelo em espírito de obediência à Igreja, com o humildade, paixão, criatividade e capacidade de escuta que requer. Meu desejo e compromisso é servir a missão da Igreja da melhor maneira possível, enquanto o Papa achar conveniente.”

A religiosa expressou seus agradecimentos especiais ao Cardeal Peter Turkson, ao Monsenhor Bruno Marie Duffè, ex-Secretário do Dicastério, e ao Padre Augusto Zampini, ex-Secretário Adjunto, bem como aos Subsecretários e outros membros do Dicastério. 

“Conforte-me saber que, no desempenho do meu novo serviço, poderei contar com o espírito de comunhão e colaboração de todo o Dicastério, bem como dos numerosos parceiros internacionais que colaboram com a Comissão Covid-19 do Vaticano, para o promoção do desenvolvimento humano integral e do cuidado da criação, continuando a expandir os princípios da Doutrina Social Católica, aos quais o Papa Francisco nos chama constantemente a construir um mundo melhor ”.

O ex-secretário adjunto, Fr. Augusto Zampini, agradeceu o tempo que ficou na coordenação da Comissão e como membro do Dicastério: “Agora que a Comissão está pronta para entrar em uma nova fase, de acordo com o meu bispo, pedi ao Papa Francisco para poder regressar à minha diocese. Estou confiante de que sob a liderança de Ir. Alessandra Smerilli, a Comissão continuará a traçar um curso de recuperação a longo prazo que pode ajudar a curar tanto as pessoas quanto o planeta”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo