Curar quem está ferido é a mensagem central de mais um da série de vídeos produzidos em preparação ao Dia do Migrante e Refugiado 2021
Da Redação, com Seção Migrantes e Refugiados
Curar quem está ferido, afastando todo o medo. Essa é a mensagem central do novo vídeo preparatório para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2021, que será no dia 26 de setembro.
O vídeo traz o testemunho do padre Stanko Perica, jesuíta croata que, ao longo da rota dos Balcãs, trata as feridas de tantos migrantes que vivem em terríveis condições. O sacerdote dirige o Serviço Jesuíta aos Refugiados na região do sudoeste da Europa.
Recorda-se a mensagem do Papa Francisco, que frisa o chamado da Igreja a ir ao encontro das periferias existenciais. Uma missão para curar os feridos, procurar os perdidos e isso sem preconceitos ou medo, sem proselitismo. O objetivo é acolher a todos.
Na região onde padre Perica atua, a Igreja responde a esse chamado, com um trabalho para curar as feridas dessas pessoas. O auxílio é para migrantes que acampam nas florestas. É feita a distribuição de alimentos, roupas e de todo o tipo de material para sobrevivência ao ar livre. Há mediadores culturais, que falam as línguas maternas dos migrantes, o que ajuda a saber quais são as necessidades.
“Não podemos ter medo deles, se somos cristãos. Pelo contrário, ao ajudá-los, tornamo-nos homens melhores, mais maduros e mais sábios”, afirma o padre.
O material é produzido pela Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. A série de vídeos é uma preparação para a celebração da data.
A mensagem do Papa Francisco para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado tem como tema “Rumo a um nós cada vez maior”.