Aniversário de Dom Bosco

Salesianos realizam neste sábado Romaria ao Santuário Nacional

Romaria salesiana acontece nesta data por ocasião do aniversário de Dom Bosco, fundador da congregação

Thiago Coutinho,
da Redação

Romaria da Família Salesiana a Aparecida / Foto: Divulgação Paróquia Nossa Senhora Aparecida

“Santa Mãe Maria, nessa travessia / Cubra-nos teu manto cor de anil / Guarda nossa vida, Mãe Aparecida / Santa padroeira do Brasil”. Esta será a oração entoada pelos romeiros e peregrinos salesianos que virão ao Santuário Nacional neste sábado, 17, quando se reunirão para a 17ª edição da Romaria da Família Salesiana a Aparecida.

A romaria é realizada anualmente, sempre próximo ao aniversário de São João Bosco, celebrado no dia 16 de agosto. “Reunimos todos os grupos que compõem a família salesiana”, explica o padre André Torres, responsável pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaquera (Grande SP). “São muitos grupos. Apenas aqui no estado de São Paulo, temos os Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Associação dos Salesianos Cooperadores, Associação das Damas Salesianas, as Filhas da Caridade de Jesus e a comunidade Canção Nova. Todos se reúnem para realizar esta romaria”, ressalta o padre.

Dom Bosco foi um devoto fervoroso de Nossa Senhora, sendo assim a caminhada até o Santuário Nacional se tornou um evento dedicado à sua memória e devoção. “Dom Bosco costumava dizer que em sua vida quem tudo fez foi Ela [Maria]. Então, acreditamos que uma boa forma de celebrar sua vida é agradecer à Nossa Senhora por tudo de bom que acontece em nossas vidas. Assim surgiu a ideia desta romaria”, lembra o Padre André.

Além de todos os grupos da família salesiana no estado de São Paulo, outras comunidades e paróquias do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná também participarão do evento. Uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora sai em peregrinação até o dia do evento. Este ano, a imagem se encontra em um colégio salesiano em Cruzeiro (SP). “O colégio fará a entrega a um dos grupos da família salesiana, que é a Associação da Família Auxiliadora (ADMA), por este grupo celebrar 150 anos desde seu nascimento”, detalhou o padre.

A programação do dia tem início às 9h, com uma caminhada até o Santuário Nacional. A Missa será presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos. “Normalmente, atingimos uma média de 10 mil peregrinos nesta romaria”, reforça o religioso.

Inspiração mariana

Os salesianos têm uma devoção forte à Nossa Senhora Auxiliadora. Nesta romaria, porém, os peregrinos salesianos visitarão a casa da Mãe, com o título de Nossa Senhora Aparecida. 

“A família salesiana nasce do carisma que o Espírito Santo suscita na Igreja por São João Bosco, que foi um homem profundamente mariano”, afirma o pároco. “Ele acreditava que a intercessão dela realizava maravilhas em sua vida. Todos nós, filhos espirituais de Dom Bosco, crescemos com esta mesma consciência, de que Maria está sempre presente e intercede por nossas necessidades. E é com esta certeza que peregrinamos até o Santuário para agradecê-la pelo seu carinho materno por todos nós”, reitera.

“A mãe de Dom Bosco o ensinava a rezar três vezes por dia. E fazemos isso por aqui também”, afirma padre Ronaldo Luís de Souza Pereira, da Paróquia Santa Terezinha que também participará da romaria deste sábado. “Rezamos o Angelus três vezes por dia. É algo muito forte. Utilizamos o título de Maria Auxiliadora, mas somos muitos devotos à Aparecida, à nossa Mãe que cuida de nós”, finaliza.

Romaria da Família Salesiana | Sábado – 17.08
9h30 | Concentração no Porto Itaguaçu
10h | Caminhada até o Santuário Nacional pela Avenida Itaguaçu
12h | Missa no Santuário Nacional

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo