Missa de posse do padre Alexandre Luís de Oliveira foi celebrada em Campinas (SP); ele estará à frente da Inspetoria de São Paulo no sexênio 2023-2029
Gabriel Fontana, com colaboração de Flavio Rogério
Da Redação
Neste sábado, 25, foi celebrada a Missa de posse do novo inspetor salesiano da Inspetoria Salesiana de São Paulo, padre Alexandre Luís de Oliveira. A celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas (SP), e teve início às 10h.
O padre Alexandre foi nomeado pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Cardeal Ángel Fernández Artime, para o sexênio 2023-2029. Ele sucederá o padre Justo Ernesto Piccinini, tornando-se o 23º Inspetor Salesiano da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo.
Diversos representantes das inspetorias salesianas espalhadas pelo país estiveram presentes, entre eles a inspetora da Inspetoria de Nossa Senhora Aparecida, Irmã Alaíde Deretti, FMA. Também marcaram presença e concelebraram a Missa o bispo auxiliar de Belém (PA), Dom Antônio de Assis Ribeiro; o bispo de Santos (SP), Dom Tarcísio Scaramussa; o arcebispo emérito de Passo Fundo (RS), Dom Antonio Carlos Altieri; e o bispo de Saitama, no Japão, Dom Mario Yamanouchi, SDB. Representando a Comunidade Canção Nova, estiveram presentes o padre Gilberto Duarte, o responsável pela missão de São Paulo (SP), Italo Magno, e Maria das Graças.
A celebração foi presidida pelo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e presidente da Conferência dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL), padre Ricardo Carlos. Além do padre Alexandre, tomaram posse o novo vice-inspetor, padre Maurício Tadeu de Miranda, e o novo ecônomo inspetorial, padre André Simões, e membros do conselho inspetorial que auxiliarão o novo inspetor em sua missão.
A missão do inspetor salesiano
Em sua homilia, o padre Ricardo Carlos, dirigindo-se ao padre Alexandre expressou como é difícil assumir uma missão como a de inspetor, mas o animou. “Deveis enfrentar toda espécie de fadigas, mas tende bom ânimo: Deus está contigo”, exortou o presidente da celebração.
Ele também destacou quais são os deveres de um inspetor, frisando que, nesta posição, o padre Alexandre “animará a vida religiosa e a ação apostólica da comunidade inspetorial, e dirigirá a administração dos bens da casa salesiana”. O sacerdote também reiterou que o exercício do cargo se dá em união com o Reitor-Mor, com caridade e sentido pastoral, visando à formação de uma comunidade fraterna.
Leia mais
.: Salesianos de Dom Bosco completam 140 anos de presença no Brasil
.: Encontro Nacional dos Salesianos reflete atuação em favor das juventudes
Refletindo sobre as leituras, próprias para a liturgia desta celebração, o padre Ricardo Carlos recordou a figura do pastor. Frisando que o homem neste ofício é conhecido pelo odor das ovelhas que guia, ele fez votos de que o novo inspetor salesiano, “assim como aqueles pastores, transpire o bom aroma dos irmãos” confiados por Deus a ele.
Na sequência, meditando o trecho do Evangelho em que São João narra Jesus lavando os pés dos apóstolos, o padre Ricardo Carlos destacou que o Cristo realizou sete ações, sem dizer uma só palavra, que marcou a memória e o coração dos seus discípulos. “Ele se levanta da mesa, tira o manto, pega uma toalha, amarra na cintura, derrama a água, lava os pés dos discípulos e os enxuga”, em uma atitude que expressa a perfeição do serviço tanto quanto o número de gestos realizados.
Características do inspetor salesiano
“Pense antes de agir, reze antes de pensar”, prosseguiu o presidente da celebração. Depois, manifestou ao padre Carlos o seu desejo de “que o seu testemunho de serviço e doação inspire todas as comunidades educativo-pastorais desta querida Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora.”
Por fim, o padre Ricardo Carlos citou algumas características que o inspetor salesiano deve sempre buscar ter. No campo religioso, fidelidade às constituições e regulamentos; testemunho de vida religiosa, com simplicidade e autenticidade; devoção à Nossa Senhora Auxiliadora e a Dom Bosco; integral dedicação ao bem da inspetoria; e cumprimento dos deveres de piedade.
Na área espiritual, o sacerdote orientou o padre Alexandre a sempre preceder por Deus, em todos os momentos. Ele pediu também que o novo inspetor busque viver uma vida de fé e de oração, sem esquecer-se de meditar profundamente a Palavra de Deus, buscando o sobrenatural em todas as circunstâncias. Por fim, apontou ainda, como outras características, a paternidade, a bondade, a presença na vida dos irmãos, a humildade em prática, o equilíbrio, a empatia para ouvir e valorizar as pessoas, o foco na missão e a discrição.
“Neste chamado, padre Alexandre, que te é confiado hoje, que o senhor tenha a força de Sansão, a paciência de Jó e a sabedoria de Salomão”, exprimiu o padre Ricardo Carlos. “Continue com a sua confiança na materna proteção de Nossa Mãe Auxiliadora, pois ela te conduzirá por caminhos seguros e assertivos, e que o nosso pai Dom Bosco o inspire a ter sempre os jovens, sobretudo os mais pobres, em seu coração”, concluiu.
Posse do novo inspetor
Após a homilia, foi realizada a leitura do decreto de nomeação feito pelo Reitor-Mor dos Salesianos, que contou com o consentimento do Conselho Geral. Depois deste momento, o padre Alexandre e o padre Maurício fizeram a profissão de fé, para consumar a posse enquanto inspetor e vice-inspetor, respectivamente.
Ao final da celebração, o padre Justo Ernesto Piccinini, que esteve à frente da Inspetoria Salesiana de São Paulo nos últimos anos, entregou uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora para o novo inspetor, desejando que ela o guie em sua missão. Na sequência, foram dirigidas algumas palavras ao padre Piccinini em agradecimento pela sua dedicação e serviço.
O padre Alexandre também fez um breve discurso. Nele, pediu à comunidade que rezem por ele e pelos irmãos que assumem o governo da Inspetoria neste sexênio. “Somos pequenos diante da imensidão da missão que nos é confiada”, manifestou o novo inspetor. Concluindo o momento, ele e os sacerdotes que assumem a Inspetoria realizaram um ato de entrega a Nossa Senhora Auxiliadora.