Santa Sé

Nomeado subsecretário do Dicastério para o Desenvolvimento Humano

Nomeação para o Dicastério foi feita pelo Papa Francisco nesta terça-feira; Padre Ekpo trabalhava até então na Secretaria de Estado

Da redação, com VaticanNews

Padre Anthony Onyemuche Ekpo trabalhava até então na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano / Foto: site oficial do Dicastério

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 18, como subsecretário do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral o padre Anthony Onyemuche Ekpo, nigeriano de 41 anos, até então trabalhando na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Ele expressou a sua gratidão pela nomeação “inesperada e pela confiança”, afirmando que o seu desejo “é poder colaborar com os superiores e funcionários do Dicastério para avançar na visão do Dicastério e da missão da Igreja”.

O serviço junto à Santa Sé

Natural de Umudike, na Nigéria, o novo subsecretário nasceu em 1981. O sacerdote, nomeado capelão de Sua Santidade no mês passado, foi ordenado em julho de 2011. Ele fez Doutorado em Teologia Sistemática na Universidade Católica Australiana em 2013 e Doutorado em Direito Canônico pela Gregoriana de Roma em 2021. Além do igbo, o idioma nativo da sua pátria, o padre Ekpo fala inglês e é fluente em italiano e francês.

De setembro de 2016 até hoje, ele trabalhou como funcionário da Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, da qual ele se despediu, agradecendo seus responsáveis e colegas “pela amizade e trabalho compartilhados ao longo destes anos”.

“Rezo humildemente ao Senhor”, acrescentou o sacerdote nigeriano, “para que Ele me dê a graça de realizar, com alegria, paixão e dedicação, este novo serviço que me foi confiado”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo