Nomeação para o Dicastério foi feita pelo Papa Francisco nesta terça-feira; Padre Ekpo trabalhava até então na Secretaria de Estado
Da redação, com VaticanNews
O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 18, como subsecretário do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral o padre Anthony Onyemuche Ekpo, nigeriano de 41 anos, até então trabalhando na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.
Ele expressou a sua gratidão pela nomeação “inesperada e pela confiança”, afirmando que o seu desejo “é poder colaborar com os superiores e funcionários do Dicastério para avançar na visão do Dicastério e da missão da Igreja”.
O serviço junto à Santa Sé
Natural de Umudike, na Nigéria, o novo subsecretário nasceu em 1981. O sacerdote, nomeado capelão de Sua Santidade no mês passado, foi ordenado em julho de 2011. Ele fez Doutorado em Teologia Sistemática na Universidade Católica Australiana em 2013 e Doutorado em Direito Canônico pela Gregoriana de Roma em 2021. Além do igbo, o idioma nativo da sua pátria, o padre Ekpo fala inglês e é fluente em italiano e francês.
De setembro de 2016 até hoje, ele trabalhou como funcionário da Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, da qual ele se despediu, agradecendo seus responsáveis e colegas “pela amizade e trabalho compartilhados ao longo destes anos”.
“Rezo humildemente ao Senhor”, acrescentou o sacerdote nigeriano, “para que Ele me dê a graça de realizar, com alegria, paixão e dedicação, este novo serviço que me foi confiado”.