Igreja no Brasil

Nomeado novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Vitória (ES)

Monsenhor Andherson Franklin Lustosa de Souza foi nomeado pelo Papa como bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória

Da Redação, com CNBB

Monsenhor Andherson Franklin Lustosa / Foto: CNBB

A arquidiocese de Vitória (ES) recebe um novo bispo auxiliar: monsenhor Andherson Franklin Lustosa de Souza. A nomeação feita pelo Papa Francisco foi anunciada pela Santa Sé nesta quarta-feira, 22.

Até então, monsenhor Andherson era vigário da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). É professor de Teologia Bíblica no Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória, hoje chamado de Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo bispo, manifestando sua proximidade fraterna. “Que Nossa Senhora da Vitória, padroeira da arquidiocese de Vitória, seja guia e sustento seguro para um pastoreio frutuoso”, informa nota da presidência da entidade.

Biografia do novo bispo

Natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), monsenhor Anderson completou 52 anos de idade em 3 de novembro passado. Foi ordenado padre em Cachoeiro de Itapemirim no dia 25 de março de 2000 e é mestre em Teologia Bíblia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Por essa mesma instituição, fez o doutorado, concluído em 2009.
Neste mesmo ano, voltou de Roma e assumiu a missão de pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Itaipava, Espírito Santo, pelo período de 2009 a 2016.

Desde 2016, monsenhor Andherson é vigário da Paróquia Nosso Senhor dos Passos em Cachoeiro de Itapemirim. Também é professor de Teologia Bíblica no Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória, hoje chamado de Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia.

Leciona também no Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da diocese de Governador Valadares, Minas Gerais. Também é professor e diretor acadêmico da Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro de Itapemirim.

Serviços diocesanos

Na diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi coordenador diocesano de Pastoral de 2016 até 2021. Também exerceu o cargo de assessor diocesano da Iniciação à Vida Cristã desde 2019 até o momento atual. Outra missão foi a de diretor acadêmico da Escola Diaconal Santo Estevão.

Monsenhor Andherson também é membro do Conselho de Formadores, sendo responsável pela Formação Pastoral do Seminário Maior, e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores. Por fim, nos regionais Leste 2 e 3 da CNBB assumiu alguns serviços tais como: representante dos coordenadores (Arq) diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 (2017 até junho 2021); assessor Teológico e de Formação Permanente dos dois regionais e assessor Teológico da Iniciação à Vida Cristã do regional Leste 3.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo