1º de maio

No Dia do Trabalhador, Igreja celebra São José Operário

Saiba mais sobre a festa e confira o testemunho de quem já teve graças alcançadas por intermédio do santo

Julia Beck, com colaboração de Aline Imercio 
Da redação

São José /Foto: Paula Dizaró

Desde 1955, a Igreja celebra, no dia 1º de maio, a festa de São José Operário. A data foi instituída pelo Papa Pio XII e, no calendário civil, corresponde também ao Dia do Trabalhador. Em sua conta oficial no Twitter, o Papa Francisco frisa: “São José ensina-nos que, no meio das tempestades da vida, não devemos ter medo de deixar a Deus o timão da nossa barca”.

O pároco da Igreja São José Operário – localizada no bairro do Imirim (Zona Norte de São Paulo), padre Eduardo Higashi, conta que pede sempre a intercessão do santo. “Peço que ele me ajude na condução desta paróquia e no meu ministério sacerdotal”.

A Paróquia de São José Operário tem 56 anos de fundação e é cercada por testemunhos de fiéis que tiveram graças alcançadas por intermédio do santo. Um desses testemunhos é o da aposentada Maria Evangelina Martins Laurino. Ela relata que pediu pelo emprego do filho e do genro e teve os pedidos atendidos.

No entanto, Maria destaca que a maior graça alcançada, por intermédio de São José, foi a cura de um AVC sofrido há pouco tempo. “Hoje, estou em pé, sem nada, (…) para agradecer a São José”, disse.

A voluntária e aposentada Claudete Ramos Rici sublinha que a devoção a São José faz com que ela sinta satisfação em se dedicar à paróquia do padroeiro dos trabalhadores. “Devo muito a São José, pelos amigos, padres que passaram por essa paróquia. Tenho muita gratidão”, conclui.

A dignidade do trabalho

A Igreja, nesta festa do trabalho, deu um parecer sobre todo esforço humano: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire, na vida social, as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.”

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, revela que trabalhar na santificação das obras de Deus é o mais desejoso dos trabalhos: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).

Na festa de São José Operário, a Igreja pede a todos os fiéis que reflitam sobre os ensinamentos do Magistério eclesiástico contidos na Mater et Magistra, de São João XXIII, e na Populorum Progressio, de São Paulo VI.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo