Auxílio

Nasce a Fundação Scalabriniana para apoiar migrantes e refugiados

Fundação Scalabriniana busca ajudar migrantes que sofrem em todo o planeta 

Da Redação, com Agência Fides

fundação scalabriniana para ajudar migrantes

Migrantes na área do Mediterrâneo / Foto: Reprodução Reuters

A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (Scalabrinianas) deu vida à Fundação Sacalabriniana, uma organização que trabalha de forma solidária onde há as maiores emergências mundiais. O objetivo da entidade é incidir sobre políticas internacionais em apoio aos migrantes e refugiados.

Leia também
.: Papa para o Dia do Migrante e do Refugiado: menos medo, mais inclusão
.: Não fechemos as portas à esperança dos migrantes, pede Papa

“Nesses anos, 272 milhões de pessoas abandonaram suas casas por perseguições, conflitos e problemas econômicos, ambientais”. Quem explica é a animadora geral do apostolado da Congregação, irmã Janete Ferreira.

A religiosa acrescenta que, todos os dias, milhares de pessoas atravessam as fronteiras de seus países para protegerem suas vidas ou simplesmente encontrarem algo para comer. Ela menciona o intenso fluxo migratório nos Estados Unidos, devido ao “sonho americano”, e também na América do Sul, com a crise na Venezuela. E lembra que a união Europeia está no centro das solicitações de ajuda de muitos migrantes, que atravessam talvez uma das vias mais perigosas do mundo, aquela do Mediterrâneo.

“Decidimos criar esta Fundação fiel ao nosso carisma, para dar resposta aos migrantes que sofrem no planeta. Queremos contribuir para seu desenvolvimento, para criar alianças e redes de cooperação em nível nacional e internacional, trabalhando pelos direitos e para a construção de paz, justiça, solidariedade, interculturalidade.”

Passaram-se 125 anos da fundação da Congregação das Missionárias Scalabrinianas. Em 9 de novembro passado, abriu-se o Ano Scalabriniano, no 25º aniversário da beatificação do fundador, João Batista Scalabrini, testemunha exemplar de vida cristã, missionária e pai dos migrantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo