HOSANA BRASIL

“Não existe fé sem obediência a Deus”, prega padre Adriano Zandoná

Manhã do Hosana Brasil neste sábado, 9, é marcada por Rosário da Madrugada e pregações sobre a fé no invisível e a realização da vontade de Deus

Gabriel Fontana
Da Redação

Primeira atividade deste sábado, 9, foi o Rosário da Madrigada / Foto: Bruno Marques

O terceiro dia do Hosana Brasil começou bem cedo na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Cada vez mais popular entre os católicos do país, o Rosário da Madrugada foi a primeira atividade deste sábado, 9, e contou com a presença das Irmãs Maria Raquel e Maria Joana, do Instituto Hesed.

Além delas, os membros da Comunidade Canção Nova, Sônia Venâncio, Paula Guimarães, Filipe Jardim e padre Ricardo Rezende também estiveram presentes. No Centro de Evangelização, milhares de fiéis se reuniram para rezar na presença do Santíssimo Sacramento.

Santíssimo Sacramento em meio aos peregrinos no Centro de Evangelização / Foto: Bruno Marques

Pela manhã, aconteceu a entrada das bandeiras do Brasil, dos estados e do Distrito Federal no Centro de Evangelização. O momento foi acompanhado por uma apresentação da banda do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), de Lorena (SP). Depois, houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação dos cofundadores do Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago e Wellington Jardim (Eto), e do padre Roger Luís.

Relação entre fé e obediência

A primeira pregação da manhã ficou a cargo do padre Adriano Zandoná. Com o tema “Firmes como se víssemos o invisível” (cf. Hb 11,27) – o mesmo desta edição do Hosana Brasil –, o sacerdote falou da fé, “certeza daquilo que ainda não se vê”, na história de diversas pessoas citadas na Bíblia.

Padre Adriano Zandoná prega sobre o tema do Hosana Brasil 2023, “Firmes como se víssemos o invisível” (cf. Hb 11,27) / Foto: Bruno Marques

“Fé é submeter o entendimento, a inteligência, a vontade à Palavra de Deus, aos mandamentos de Deus, à vontade de Deus”, explicou o padre, adicionando que entre a fé e a obediência há uma relação profunda: “não existe fé sem obediência a Deus, e não existe obediência a Deus sem fé”.

Veja também
.: Canção Nova lança documentário sobre Padre Jonas no Hosana Brasil

.: Peregrinos participam do segundo dia do acampamento Hosana Brasil

Neste contexto, o sacerdote também declarou que, para o cristão, é necessário desenvolver uma visão sobrenatural a partir da fé. “É entender que tem uma ação de Deus, uma sabedoria de Deus regendo todas as coisas. Deus nunca desamparou um dos seus escolhidos, nunca desamparou aqueles que não confiaram Nele”, frisou o padre Adriano Zandoná.

Perseverar nos planos de Deus

Na sequência, a última atividade da manhã foi uma pregação feita pela Irmã Maria Raquel, que retornou ao palco do Centro de Evangelização para pregar com o tema “Não desista dos planos de Deus para a sua vida”.

Logo no início, a religiosa do Instituto Hesed lembrou os peregrinos reunidos no Centro de Evangelização que todos os seres humanos foram criados em liberdade, e por isso, podem agir como bem entenderem. Contudo, realizar a própria vontade, segundo a irmã, não é sinônimo de felicidade. “Eu posso viver do jeito que eu quiser, mas eu não conseguirei ser feliz do jeito que eu quiser”, expressou.

Irmã Maria Raquel prega aos presentes no Centro de Evangelização / Foto: Bruno Marques

Felicidade e santidade

A certeza da felicidade, prosseguiu a Irmã Maria Raquel, está em fazer a vontade de Deus. “Seguir o plano de Deus não tem nada a ver com a vida fácil, com a vida cômoda”, alertou, “mas fazer a vontade de Deus tem tudo a ver com a vida feliz”.

“Nós nunca estivemos diante de uma geração onde houve tanta permissividade, onde o pecado passou a ser aplaudido, exposto nas vitrines e até mesmo estimulado. E nós nunca, em toda a história da humanidade, nos encontramos diante de uma geração tão infeliz, tão sem sentido, uma geração adoecida”, expôs a religiosa.

Frente a este cenário, a Irmã Maria Raquel reforçou: “Você não nasceu para a facilidade, você nasceu para a felicidade”. Felicidade esta que se cumpre na realização dos planos de Deus para a vida de cada um de Seus filhos, levando-os à santidade. “A santidade começa quando tomamos a decisão: ‘eu quero, eu quero ser santo, eu quero agradar a Deus, eu quero glorificar a Deus’”, indicou a irmã.

Programação

As atividades do Hosana Brasil continuam no período da tarde: às 14h30, o padre Roger Luís pregará com o tema “Cuidado com os falsos profetas!” (cf. 1Jo 4, 1-6), e às 16h, o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, celebrará a Missa. À noite, a partir das 21h, será feita uma homenagem ao padre Jonas Abib e, na sequência, às 23h, acontecerá a Adoração ao Santíssimo Sacramento com Luzia Santiago, Eto Jardim e o padre Roger Luís.

O último dia do Hosana Brasil será neste domingo, 10. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo